Mais Lidas

Cacau Protásio denuncia racismo sofrido em quartel de bombeiros

Atriz estava no local para gravar o filme 'Juntos e Enrolados'

Cacau Protássio contou do caso no Instagram
Cacau Protássio contou do caso no Instagram -
Cacau Protásio utilizou as redes sociais para denunciar um caso de racismo. A atriz estava em um quartel de bombeiros gravando o filme "Juntos e Enrolados" quando a situação aconteceu. Um bombeiro filmou a atriz em cena e, ao mandar a filmagem para o grupo de colegas, ofende e xinga Cacau. A conversa dos bombeiros foi divulgada pelo jornalista Leo Dias. Ao saber da situação, a atriz explicou o que aconteceu no Instagram.
Em um dos áudios, um dos bombeiros questiona quem deixou a filmagem ser feita. "Olha a vergonha no pátio do quartel central. Essa mulher do 'Vai que Cola', aquela gorda, colocou a farda e botou os dançarinos viados com roupa de bombeiro. Isso é um esculacho, rapaz. Qual é a desse comandante? Vai deixar uma pu*ria dessas no pátio do quartel?".
No Instagram, Cacau falou mais sobre a situação. “Eu estou fazendo um filme, que eu faço um bombeiro, sargento, e domingo fui filmar no batalhão de bombeiros no centro da cidade (do Rio). Fui super bem recebida, bem assessorada, sendo que um bombeiro que fez um vídeo de uma cena solta e espalhou por aí. Em momento algum ele desceu para saber o que estava acontecendo, o que era, e a cena que ele postou é o pedaço de uma cena que é um sonho do meu superior”, começou explicando a atriz.
Cacau continua e conta que, ao vazar a cena, o bombeiro em questão disse alguns xingamentos a respeito dela. “Eu faço um filme, eu conto história, aquilo ali é uma ficção, não realidade. E ele espalhou o vídeo com um áudio me chamando de negra, gorda, fdp, aquela cambada de v… Racismo é preconceito se vocês não sabem, se ele não sabe, e isso é muito triste, não entendi por que tanto ódio”.
“Sou negra, sou gorda, sou brasileira, sou atriz. Eu conto histórias, conto ficção. Não mereço ser agredida, assim como nenhuma pessoa. Eu respeito a opinião de alguns bombeiros que dizem que ‘eu não acho certo’, mas vai ver realmente a história antes de agredir. Eu printei tudo o que foi colocado na minha página. Tem uma menina do Facebook também super falando mal. Postou uma foto minha de farda e os coleguinhas dela me detonando. Tudo isso eu printei, porque é crime. Você ser preconceituoso é crime. Racismo é crime”
Em nota, a assessoria do Corpo de Bombeiros disse que a corporação não compactua com o ato. "O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que não compactua com qualquer ato discriminatório. A corporação se solidariza com a atriz Cacau Protásio e já abriu procedimento interno para identificar o(s) militar(es) e apurar a conduta.

O CBMERJ reforça o seu compromisso com a população de Vida Alheia e Riquezas Salvar independente de cor, gênero, raça ou qualquer outra distinção. Os atos divulgados não representam a corporação centenária que, por anos seguidos, é considerada a instituição mais confiável do Brasil".