Celebridades e TV

Alô, Zona Norte!

Viradão Cultural Suburbano rola hoje e amanhã

Por Bernardo Costa

Publicado em 09/11/2019 00:00:00 Atualizado em 09/11/2019 00:00:00
Artistas se reúnem na quadra do Império Serrano: serão 36 horas de muita literatura, música e teatro

A partir de Madureira e Oswaldo Cruz, um amplo movimento de artistas e coletivos surgiu e se propagou para outras regiões da Zona Norte para reivindicar espaço, voz e visibilidade. Depois de 13 encontros nos últimos quatro meses, eles se organizaram e dão início, hoje, à primeira edição do Viradão Cultural Suburbano. O evento, que vai até amanhã, terá 36 horas de atrações artísticas gratuitas em 19 bairros do subúrbio do Rio.

"O evento surgiu da vontade de dar um grito pela valorização do artista suburbano. Inicialmente, pensamos em música e teatro, mas as adesões foram crescendo e chegamos a 12 linguagens artísticas", diz Rodrigo Retonde, coordenador artístico do Viradão Cultural Suburbano, que terá Paulo da Portela e Dona Ivone Lara entre os homenageados.

Além deles, o Viradão também presta tributo a outro ícone do samba de Madureira: Tia Surica. A matriarca da Portela será homenageada em uma roda de samba hoje, às 17h, no Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica, em Cascadura. "Estou lisonjeada. Vou fazer 79 anos e fico feliz de poder ver o samba, que já foi perseguido nos subúrbios, ser reconhecido e valorizado cada vez mais como patrimônio da nossa cultura", afirma Tia Surica. A roda de samba terá a participação da cantora Vera de Jesus, neta de Clementina de Jesus, outra pérola da música popular brasileira.

Madureira e Oswaldo Cruz concentram a maioria dos eventos, que também movimentam outros bairros, como Andaraí, Cachambi, Cascadura, Engenho de Dentro, Cordovil, Vila da Penha, Bento Ribeiro e Rocha Miranda.