Mais Lidas

Atriz da TV Globo fala sobre uso de ponto eletrônico em novelas

Personagem de Bruna Guerin, em 'Salve-se Quem Puder', pede para usar dispositivo eletrônico. A intérprete não utiliza o acessório e nem recrimina quem o faz. "Se for para ajudar, ótimo", diz

Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo -

"Não uso e não vejo problema nenhum em quem usa", afirma Bruna Guerin (a pronúncia é "guerran") sobre a utilização de ponto eletrônico — dispositivo intra-auricular comum que profissionais de TV usam para ouvir indicações da direção — durante as gravações. "Se for para ajudar, ótimo. Tem gente que tem dificuldade", completa a intérprete da Petra, de 'Salve-se Quem Puder'.

A TRAMA

No capítulo de hoje, Petra, que é uma atriz sem qualquer talento e se acha a última bolacha do pacote, não consegue por nada decorar as falas dela. Como solução, a mulher vai copiar o texto na palma da mão e se confundirá toda na hora de gravar. Por fim, ela pergunta ao diretor por que não pode usar um ponto eletrônico. "Se o mais difícil fosse decorar texto, estávamos bem, isso é só um detalhe. É preciso estar inteiro, fazer o jogo acontecer", defende a atriz, que está em sua segunda novela (antes, fez 'Duas Caras', em 2007).

CARÊNCIA

Para a atriz paulistana, o caso da Petra não é de apenas uma ajudinha ou um lembrete, mas sim de pura preguiça. "Ela tem uma carência absurda. Talvez por ter passado um tempo fora e longe da família, ela tenta compensar os 15 anos perdido. Ela tem inveja da irmã, Alexia (Deborah Secco), por causa do talento dela. Coitada, a Petra não chega aos pés da irmã", resume Bruna.

"Acho que a Petra tem algum talento e que em algum momento ela vai encontrar algo que lhe faça bem", acredita a artista, que há quase dois anos namora o também ator Gabriel Godoy. "A gente passa muito texto junto", derrete-se.

EGOÍSTA

Mas o problema de Petra não é apenas a latente falta de talento. Sempre que pode, ela maltrata psicologicamente o avô e também humilha quem trabalha com ela. Segundo Bruna, a personagem é um claro caso de sociopata. "O egoísmo cego, o não sentir remorso e a dor do outro são características facilmente encontradas nela. O que importa é o desejo dela. Se esse desejo vai machucar alguém, ela não vai perceber. Não tem empatia nenhuma, nem pelos familiares, nem isso ela tem", surpreende-se a atriz.

Apesar de dar vida a uma vilãzinha na faixa das 19h — horário tradicionalmente de tramas mais leves —, a atriz não escapa de levar "puxões de orelha" por parte dos fãs. "Outro dia, uma jovem me disse: 'Meu avô é tudo para mim, jamais faria isso que você faz com o seu (na novela)", diverte-se ela, que pondera: "Mesmo sendo uma ficção, (quando gravo) não deixo de pensar na minha família. Sou apaixonada por eles", diz.

 

Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/João Miguel Júnior
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/João Miguel Júnior
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/João Miguel Júnior
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/Victor Pollak
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/Victor Pollak
Bruna Guerin, a Petra de 'Salve-se Quem Puder', da Globo Globo/Victor Pollak