Mais Lidas

Ana Maria Braga é criticada ao publicar reportagem sobre nicotina proteger contra coronavírus

A apresentadora, que era fumante, está em tratamento contra um câncer no pulmão

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga -
Ana Maria Braga causou o maior burburinho na internet ao compartilhar, em seu site oficial, uma matéria sobre um estudo que aponta que a nicotina pode proteger contra o coronavírus. No início deste ano, a apresentadora anunciou em seu programa que está com câncer de pulmão. Ela, que fumou durante muitos anos, já iniciou as sessões de quimioterapia e tem dividido as agruras do tratamento com os fãs através das redes sociais. 
Parte do texto compartilhado por Ana diz o seguinte: "um estudo francês revelou que a nicotina pode ter um papel de proteção contra o novo coronavírus poque existe uma baixa proporção de fumantes entre os pacientes da Covid-19 no mundo. A equipe médica responsável trabalha com a hipótese que a nicotina poderia dificultar o contágio. Por isso, após aprovação, planejam, iniciar vários testes com adesivos que contém a substância".
A divulgação do estudo gerou revolta nos seguidores. "A nicotina mata o corona e mata o pulmão junto! Acho que você foi hackeada. Só pode!", escreveu um. "Ana?", limitou-se a dizer outra. "Quer dizer que a senhora incentiva o uso do tabaco? Entendi!", apontou outra. 
A nicotina causa estímulo à produção de dopamina e também provoca vasoconstrição (os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo seu diâmetro) e aumento da pressão arterial. Ela ainda causa mutações no DNA das células, que passam a se reproduzir de forma deficiente. Isso constitui precisamente o câncer.