Mais Lidas

Youtuber faz vídeo chocante chamando atenção para aumento da violência doméstica

Quarentena tem contribuído para o aumento dos casos

Monique Elias
Monique Elias -
A youtuber e empresária Monique Elias produziu um vídeo com diversas cenas fortes que retratam rotinas de mulheres que sofrem diariamente com a violência doméstica. O objetivo é chamar a atenção para o crescente número de casos registrados na quarentena do novo coronavírus. Monique, que já foi vítima de violência contra a mulher em seu primeiro casamento, quer encorajar outras mulheres a denunciarem seus agressores e se libertarem do trauma, como aconteceu com ela.
"Quando sofri tão jovem violência doméstica. Vendo esse vídeo me emocionei diversas vezes, me vi ali fraca, me sentindo culpada, esse vídeo retrata várias cenas que eu vivi.Falei um pouco sobre isso no meu livro, mas nunca é suficiente para tentar encorajar outras mulheres. Sim, assim como você, já acreditei que aquilo ia passar, escondi as marcas roxas, temia pelo meu filho. Ouvi várias vezes que nenhum homem ia me querer, porque eu seria “mãe solteira” e que isso era uma condição muito ruim para a mulher. E fui orientada por outras mulheres a tolerar tudo que eu passava, me vi sozinha,com baixa estima no fundo do poço. E quando eu tomei coragem de ir a uma delegacia especializada em mulheres, fui atendida por um homem, e ele tão hostil me perguntou diversas vezes se eu sabia o que estava fazendo, e se eu ia ter coragem de denunciar o pai do meu filho", contou a empresária. 
Monique ressalta a importância destas mulheres, que sofrem diariamente, vencerem seus medos e se encorajarem a mudar de vida. "Você pode sim, você deve, e nada deve te desencorajar, não seja desestimulada pelas barreiras que você encontrar, pois eu encontrei tantas no caminho e venci todas. A velha história de que “em briga de homem e mulher ninguém mete a colher” deve ser deixada de lado. Amigos e familiares podem intervir e denunciar os casos. Se você conhece alguém passando por esta situação, ofereça ajuda sempre. Denuncie, os números em relação à violência doméstica, em todo o mundo, são subnotificados, já que a maioria ainda não denuncia seus agressores."
No Rio, é possível fazer a denúncia virtualmente. O telefone para denunciar é o 180. A Delegacia da Mulher (Deam) e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar cuidam especificamente desses casos. Outros números para apoio nessa situação: (21) 23328249 (Disque Mulher), 127 (Ministério Público) e (21) 972268267 (Núcleo Especial de Direito da Mulher e Vítimas de Violência da Defensoria do Rio).
 
 
 
Ver essa foto no Instagram

quando sofri tão jovem violência doméstica. Vendo esse vídeo me emocionei diversas vezes, me vi ali fraca, me sentindo culpada, esse vídeo retrata várias cenas que eu vivi.Falei um pouco sobre isso no meu livro, mas nunca é suficiente para tentar encorajar outras mulheres. Sim, assim como você, já acreditei que aquilo ia passar, escondi as marcas roxas, temia pelo meu filho. Ouvi várias vezes que nenhum homem ia me querer, porque eu seria “mãe solteira” e que isso era uma condição muito ruim para a mulher. E fui orientada por outras mulheres a tolerar tudo que eu passava, me vi sozinha,com baixa estima no fundo do poço. E quando eu tomei coragem de ir a uma delegacia especializada em mulheres, fui atendida por um homem, e ele tão hostil me perguntou diversas vezes se eu sabia o que estava fazendo, e se eu ia ter coragem de denunciar o pai do meu filho... Dividi um pouco dessa história com vocês, para que saibam que você pode sim, você deve, e nada deve te desencorajar, não seja desestimulada pelas barreiras que você encontrar, pois eu encontrei tantas no caminho e venci todas. A velha história de que “em briga de homem e mulher ninguém mete a colher” deve ser deixada de lado. Amigos e familiares podem intervir e denunciar os casos. Se você conhece alguém passando por esta situação, ofereça ajuda sempre. Denuncie, os números em relação à violência doméstica, em todo o mundo, são subnotificados, já que a maioria ainda não denuncia seus agressores. No Rio, é possível fazer a denúncia virtualmente. O telefone para denunciar é o 180. A Delegacia da Mulher (Deam) e os Juizados de Violência Doméstica e Familiar cuidam especificamente desses casos. Outros números para apoio nessa situação: (21) 23328249 (Disque Mulher), 127 (Ministério Público) e (21) 972268267 (Núcleo Especial de Direito da Mulher e Vítimas de Violência da Defensoria do Rio). #violenciadomestica #feminicidio #agressaocontramulher #quarentena #quarantine #ficaemcasa #denuncie #denuncie180 #defensoriapublica #viral #viralvideos #coronavirus #covid_19 #pandemia

Uma publicação compartilhada por Monique Elias (@moniqueeliasreal) em