Mais Lidas

‘Vendo autoestima’, revela Mestre dos Cachos em entrevista ao Meia Hora

Reafirmação da identidade e responsabilidade social foram pautas da entrevista com Hemerson da Silva, cabeleireiro fenômeno da Baixada

Mestre dos Cachos, entrevistado desta quarta, 19, no MH Ao Vivo
Mestre dos Cachos, entrevistado desta quarta, 19, no MH Ao Vivo -
Aos 20 anos, Hemerson da Silva Santos é um verdadeiro sucesso em Nilópolis. Especialista em cabelos cacheados e crespos, o jovem conhecido como ‘Mestre dos Cachos’ bateu um papo descontraído no Instagram do jornal Meia Hora, nesta quarta-feira, 19, tendo como pauta a carreira, o processo de transição capilar, dicas e enfrentamento ao preconceito racial.

Para chegar ao patamar de ‘Mestre dos Cachos’, Hemerson afirmou ter enfrentado diversas dificuldades desde a pré-adolescência. “Eu não tinha curso nenhum. Era mais o meu talento mesmo. Mas cheguei a derrubar muito cabelo atendendo as meninas nas comunidades. Eu chegava de manhã em casa. Saía duas da tarde e chegava às três da manhã”, contou o cabeleireiro.

Conforme a fama chegava pelas clientes na propaganda do boca-a-boca, as dificuldades foram sendo superadas com talento a ponto de, atualmente, conseguir tratar os cabelos de famosas, como da atriz Roberta Rodrigues as das esposas da cantora Ludmilla e do ator Babu Santanna.

Embora reconheça avanços na sociedade, Hemerson relembrou um episódio no qual o preconceito com quem ostenta cabelos afros ficou evidente: “Quando fiz com minhas modelos um ensaio no Museu do Amanhã, nós terminamos aquele maravilhoso momento e fomos almoçar. No restaurante, o atendente (branco, loiro e dos olhos azuis) chamou a cozinheira negra para nos atender, enquanto atendia os outros clientes normalmente. Ali eu vi que ainda existe esse tipo de coisa só porque somos negros”.

O Mestre dos Cachos também disse que entende a responsabilidade de estar fornecendo a autoestima para as clientes, enaltecendo o cabelo natural: ‘Não vendo o cabelo que faço, vendo autoestima’. Assim surgiu um projeto social para cuidar dos cabelos de meninas de comunidades carentes e exaltar as diferentes belezas existentes. Em troca de 1kg de alimento, as crianças têm acesso a um momento exclusivo de tratamento capilar completo.


Ao explicar o que é uma transição capilar, Hemerson diz que é necessário deixar de ser refém das progressivas e ter muita coragem para encarar o processo radical, por conta de comentários maldosos das pessoas. “Muitas das vezes que você passa por uma transição, você fica muito triste, porque o que te bate na hora é um desespero, porque você está cortando o seu cabelo todo. É um choque. Mas se for passar, tem que ser decidida no que você quer”.

O cabeleireiro ainda expôs casos de bullying contra crianças e adultos que estão passando pela fase do corte curto para o tratamento. De acordo com a reação das clientes mais novas, percebeu que poderia inovar também usando as tintas coloridas nos cachos para alegrar as jovens, fazendo que se aceitem com os cabelos que têm.

A decisão de cuidar da cabeleira não é fácil. Segundo o jovem, toda cliente precisa entender qual é o seu tipo de cabelo para que seja feito um cronograma correto: “Existe creme de curvatura específica para cada cacho. Tem três tipos de finalizadores para o cabelo: cacheado, ondulado e o crespo. Se a cliente tem o cabelo ondulado e compra creme para o crespo, o cabelo dela não vai ficar legal nunca”, afirma o cabeleireiro.

Questionado sobre novidades, o Mestre dos Cachos manteve o mistério, mas sinalizou que algo bom será revelado em breve.
Concedida a Agnes Rigas, integrante da equipe de Redes Sociais, a entrevista está completa e você pode conferir na íntegra em nosso Instagram ou em nosso Youtube.

Comentários