Mais Lidas

Daniela Mercury é embaixadora de campanha de conscientização sobre glaucoma

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo

Daniela Mercury é embaixadora de campanha de conscientização sobre glaucoma
Daniela Mercury é embaixadora de campanha de conscientização sobre glaucoma -
Outubro, Mês Mundial da Visão, chega com novidades. Voz influente em todo país, a cantora baiana Daniela Mercury será a embaixadora da campanha "Não perca seu mundo de vista, tenha um novo olhar para o glaucoma". De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, ficando atrás apenas da catarata. Entretanto, representa um desafio maior para a saúde pública do que a catarata, porque a cegueira causada pelo glaucoma é irreversível .

"Fiquei feliz em vestir essa camisa e lutar por uma causa tão importante para a saúde de todos. Por falta de conhecimento, algumas pessoas passam anos sem saber que têm glaucoma e consultar um especialista é fundamental. Houve, por exemplo, um caso de doença ocular na minha família e percebi o quanto um problema na visão pode impactar na saúde geral de uma pessoa. Mais do que nunca, precisamos divulgar e falar sobre este tema", conta a cantora.
A participação da cantora também é importante devido ao grande desconhecimento da população sobre a doença, evidenciado pela pesquisa "Um olhar para o glaucoma no Brasil", aplicada neste ano pelo IBOPE Inteligência junto a 2,7 mil internautas brasileiros em sete estados do país. O levantamento aponta que mais da metade (53%) não sabe que o glaucoma é a doença com a maior probabilidade de causar um quadro de cegueira irreversível, 47% desconhecem a relação com a hereditariedade e 90% não associam a patologia com a afrodescendência. Pacientes com pressão intraocular elevada também são mais vulneráveis ao glaucoma.

Segundo projeções do IAPB (Agência Internacional para Prevenção da Cegueira), há cerca de 80 milhões de pessoas com glaucoma em todo o mundo e estimativas apontam que 3,2 milhões delas ficariam cegas devido à doença até o final de 2023.
Conduzida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Upjohn, divisão da Pfizer focada em doenças crônicas não transmissíveis, a campanha "Não perca seu mundo de vista, tenha um novo olhar para o glaucoma" terá diversas ações com foco no universo digital em função das orientações sanitárias com relação ao distanciamento social no combate ao Covid-19.