Mais Lidas

'O amor tem que estar presente'

À coluna, o filho dos atores Marcelo Novaes e Letícia Spiller, fala sobre a relação com os pais, comemora o sucesso de seu personagem e muito mais!

Pedro Novaes
Pedro Novaes -

Pedro Novaes está roubando a cena como o Filipe, em Malhação — Toda Forma de Amar, da Globo. À coluna, o filho dos atores Marcelo Novaes e Letícia Spiller, fala sobre a novela teen, sua banda Fuze, relação com os pais e muito mais. Confira!

Você tem algo em comum com o Filipe?

Tenho algumas coisas em comum com o Filipe. Eu acho que, quando você faz um personagem, você empresta muitas coisas de você. É uma conexão boa que você tem com uma outra persona. Tem muita coisa que eu peguei de mim para emprestar para o Filipe. Por exemplo, a conexão com a família. Tenho muita conexão com a minha família, é muito fácil pra gente falar de tudo, a gente tem um lar muito bom aqui em casa. O Filipe também tem uma conexão muito boa com a família dele, então eu acho que eu tenho isso em comum com ele. E ele tem um lado dele também que é muito amoroso, muito respeitoso que eu tenho também, de olhar pro próximo, enxergar e ajudar o problema do próximo.

Aproveitando o nome da novela, qual é a sua forma de amar, Pedro?

Acho que tenho várias formas de amar. O amor tem que estar muito presente na nossa vida, de qualquer maneira. O amor não precisa ser necessariamente quando você tá se relacionando com alguém. O amor pode estar com você, na forma que você lida com o mundo, na forma como você pinta um quadro, na forma como você conversa com alguém, como você abraça as pessoas … Acho que o amor tem que estar dentro, internalizado na gente. É assim que o mundo vai evoluir. Se eu pudesse escolher alguma coisa, escolheria a salvação do planeta, a pacificação total do mundo. Não dá pra fazer agora, mas tudo bem. Enquanto isso, a gente pode fazer o que dá pra gente fazer, que é internalizar esse amor ao próximo, o respeito.

Você já havia negado outros papéis na TV. Porque decidiu aceitar este?

Me senti muito a vontade pra fazer esse trabalho, não sei por quê. Acho que quando você se sente à vontade, quando sente uma energia boa, vontade de fazer, eu senti que tava preparado pra fazer isso, pra assumir toda essa responsabilidade que não tinha antes. Eu precisava de um pouco mais de estudo, de amadurecimento. Então, quando conquistei isso tudo, me senti mais à vontade. Quando conheci a equipe também, a galera e o trabalho que a gente tava se envolvendo, eu falei 'não, eu vou fazer essa parada que vai ser muito maneira'. Tanto é que tá rolando, vocês podem ver. Eu ainda tenho muita coisa para aprender de novo. Isso é uma coisa que eu bato na tecla toda hora, que eu sei que eu tenho muita coisa pra aprender, eu sei que eu ainda posso exigir mais de mim, posso ser melhor.

Sente que tem uma pressão maior em relação a você já que tem pais atores?

Eu não sinto pressão nenhuma. Eu sinto como se eu tivesse andando com os meus próprios pés. Eu tenho esses dois pilares na minha vida, meus pais, pra quem eu conto tudo, me apoio em tudo o que eles falam, apoiam tudo o que eu penso, me ensinam muita coisa. Ainda to aprendendo com eles, mas eu me sinto entrando numa carreira que é só minha, que eu estou conquistando, sinto que eu ainda vou evoluir muito por mim, com a ajuda deles, óbvio, mas sinto como se eu tivesse conquistando o meu.

Seus pais te deram ou dão alguns conselhos de atuação?

Muita coisa! Vários, vários… Desde pequeno eu recebo vários conselhos deles, mas muita coisa também é do meu instinto, do que eu acho que é, que nesse caso é no modo de atuação, esse naturalismo. Então é muito mais essa parada do naturalismo, da atuação simples. Então muita coisa é desse instinto meu, mas eu sempre busco eles, sempre vou até eles pra pegar algum conselho, pra me alimentar de alguma coisa. Eles estão sempre muito presentes.

Tem vontade de contracenar com seus pais?

Obviamente, tenho sim. Com certeza, tenho vontade. Acho que seria uma coisa muito maneira de fazer, principalmente se a gente não fosse do mesmo núcleo, ou então do núcleo que não se entendesse, alguma história muito doida que não caberia, que não fossem pais e filhos. Acho que seria uma experiência muito maneira. Mas cada coisa no seu tempo. Por enquanto, eu tô focado nesse trabalho.

Você tem pais famosos. Já está acostumado com essa coisa da fama ou está sendo novo para você?

Tem muita coisa que tá sendo nova, uma visibilidade muito maior, mas acho que nada que me desconcentra do meu trabalho. Tem muita gente que perde a cabeça, mas como eu tenho a referência deles, que são pessoas super humildes e com a cabeça no lugar em relação a isso, respeitosos com os fãs. Estou tendo muito essa cabeça do equilíbrio, foco no meu trabalho. Essas coisas são muito boas. A fama é legal, mas e aí? Você tem que continuar fazendo o seu trabalho, com dedicação, ser humilde e respeitando as pessoas.

Sua mãe sempre foi linda. No colégio você sofreu com comentários de amigos falando sobre a beleza e boa forma da sua mãe? Como você reagia?

Na escola sempre foi comentado, sempre fui um pouco zoado, mas eu sou um cara que também gosta de zoar, de brincadeira. Eu sempre levei na zoação, me zoavam e eu zoava de volta também, não tem problema nenhum. Sempre reagi de uma forma muito pacífica, tranquila em relação a isso, porque não ia levar a nada.

A Fuze vai lançar um novo trabalho em breve, né?

A Banda Fuze 'tá' vindo agora com um cara nova. A gente lançou um EP ano passado, mas agora a gente 'tá' vindo com um trabalho que estamos tentando dar uma modernizada, integrando alguns elementos mais eletrônicos, chegando mais pra cena, pro que tá acontecendo agora no mercado. A gente tá chegando, mas sem perder nossa identidade. É um material novo e acho que a galera vai curtir. Quando tem verdade em tudo o que você faz, é difícil as pessoas não se conectarem.

Como é sua relação com os fãs, Pedro?

Acho muito maneiro isso, toda essa adoração, os fãs clubes, eu acho isso tudo muito maneiro! Com tudo isso que ta acontecendo comigo agora, acho que são essas pessoas que vão dar o gás, que vão lá assistir, que ficam ansiosos pra clicar no canal na hora que for entrar, as pessoas que vão ouvir nosso som quando a Banda Fuze soltar o som. Acho que é essa galera, que são os fãs, que gostam da verdade que você tá fazendo.

E o coração, como está? Solteiro? Namorando...?

O coração está ótimo! 'Tô' bem pra caramba, 'tô' trabalhando com pessoas que são da minha galera, super gente boa, que estão me agregando. O coração, a cabeça tá boa, e acho que é isso que importa.

Pedro Novaes Eny Miranda / divulgação
Pedro Novaes Eny Miranda/ divulgação