Mais Lidas

'Um dos momentos mais importantes da minha carreira'

Após o sucesso de 'Treme', Gaby Amarantos lança seu segundo álbum, o 'Purakê', que, segundo ela, ressalta o poder de uma Amazônia do futuro

Gaby Amarantus
Gaby Amarantus -
Gaby, você acaba de lançar o 'Purakê', seu segundo álbum de estúdio, que reforça ainda mais suas raízes amazônicas, certo? O que esperar desse trabalho?
Eu estou sentindo como um dos momentos mais importantes da minha carreira, o segundo álbum é sempre muito esperado e cobrado, mas eu esperei o ‘Purakê’ para fazer na hora certa. Todas as músicas eu compus com parceiros e traz essa nova cara da floresta amazônica. É para a gente falar desse novo som da Amazônia, mostrar do que tem além do ‘Treme’.

Seu single de estreia, o 'Última Lágrima' é uma parceria com Alcione, Elza Soares e Dona Onete. Como foi ter o privilégio de gravar com essas divas da músicas?
É a santíssima trindade, né? Minhas três deusas, Alcione é a rainha da sofrência, Elza canta o lugar de tanta vivencia, é mutia historia naquela voz, e Dona Onete é minha deusa do Pará. Juntar essas vozes é dar um presente para o Brasil. A gente vive uma época em que se exalta muito a juventude, então, é uma grande homenagem à essas mulheres que pavimentaram essa estreada pra gente.


Como vocêbem disse, o 'Treme' foi sue primeiro trabalho e ganhou o mundo com sucessos como 'Ex Mai Love'. Onde você deseja chegar com o 'Purakê'?
O impacto que eu quero causa é mostrar para as pessoas que nós somos muito mais do que elas imaginam. O ‘Purakê’ quer mostrar mais do que os ritmos do calypso, o do carimbo, que as pessoas já conhecem. Quero firmar a periferia e o tecnobrega, a explosão que é o som do norte. A gente é tecnobrega, mas é a musica do futuro. Nos, da Amazônia, estamos propondo coisas que ninguém propôs. Com coragem e autenticidade. Conectados com a essência”.


O disco foi gravado durante a pandemia, certo? As composições refletem um pouco desse momento?
Foi um parto de elefante, eu confesso, a gente ta trabalhando há muito tempo, e essa último feat com as três, eu escrevi em 2015, então, eu venho escrevendo e entendendo sobre o que eu quero falar. A gente tá passando por muita coisa no mundo. Produzimos á distância, se falando em grupos… Foi um processo criativo que nos salvou”.

Além de Elza, Marrom, Dona Onete e Liniker, o álbum conta com colaborações poderosas como Ney Matogrosso, Urias, Luedji Luna, Potyguar Bardo, Jaloo, Leona Vingativa e Viviane Batidão. Enfim, para todos os gostos. Você ainda tem alguma parceria para realizar?
“Meu feat dos sonhos eu já estou realizando, eu zerei a vida com Elza, Alcione e Dona Onete, mas todas as pessoas que estão nesse álbum, são dos sonhos, porque falo de diversidade, e tem gente de norte a sul do país”

Comentários