Mais Lidas

Troca de bebês de Helena e Maria Eduarda será exibida em ‘Por Amor’

A cena da troca de bebês em ‘Por Amor’ vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 10, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, TV Globo

Cena antológica da troca de bebês de Helena e Maria Eduarda será exibida em ‘Por Amor’
Cena antológica da troca de bebês de Helena e Maria Eduarda será exibida em ‘Por Amor’ -
Um dos dilemas mais intrigantes da história da teledramaturgia será relembrado na próxima semana em ‘Por Amor’, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. Há mais de duas décadas, o autor Manoel Carlos convidava o público a refletir sobre os limites do amor na trama em que a personagem Helena (Regina Duarte) para poupar a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), troca ainda na maternidade, o seu bebê saudável pelo neto morto, com a ajuda do médico César (Marcelo Serrado). Helena diz a todos que o seu filho não resistiu e Eduarda passa a cuidar do irmão como filho sem saber.
Helena (Regina Duarte) com o bebê recém-nascido em ‘Por Amor’ - Novela


A cena icônica que põe em xeque uma situação extrema mantém sua força ainda nos dias atuais e continua levantando a questão atemporal: o que você seria capaz de fazer por amor ?. A atriz Regina Duarte comenta que este gesto de amor da sua personagem sempre dividiu muito o público em todas as exibições. “Houve quem fosse contra, sim, mas acho que a reação a favor foi mais forte”, diz.
Eduarda (Gabriela Duarte) com o bebê recém-nascido em ‘Por Amor’ - Novela


Antonio Fagundes, que interpretou o personagem Atílio, pai do bebê de Helena, conta como esta cena mexeu e mexe muito com o público e carrega todo o conflito até o fim. “Foi difícil de fazer porque a gente tinha que descobrir o tom exato daquilo, ao mesmo tempo em que lançava o problema da novela, explicando, de certa forma, o nome da trama: ‘Por Amor’.

A cena da troca de bebês em ‘Por Amor’ vai ao ar na próxima segunda-feira, dia 10, no ‘Vale a Pena Ver de Novo’.


Cena antológica da troca de bebês de Helena e Maria Eduarda será exibida em ‘Por Amor’ Globo/Acervo
Helena (Regina Duarte) com o bebê recém-nascido em ‘Por Amor’ Novela
Eduarda (Gabriela Duarte) com o bebê recém-nascido em ‘Por Amor’ Novela