Mais Lidas

Prefeitura do Rio monta esquema especial para a 24º Parada do Orgulho LGBT de Copacabana

O ato tem como tema "Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre"

Parada do Orgulho Gay de Copacabana
Parada do Orgulho Gay de Copacabana -
A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema especial para 24º Parada do Orgulho LGBT de Copacabana, que acontecerá neste domingo, 22 de setembro, às 11h, na Praia de Copacabana. A concentração do evento será no Posto 5 da Av. Atlântica. Os organizadores esperam receber 500 mil pessoas.

O ato tem como tema “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre” e faz referência aos 40 anos do Movimento LGBTI no Brasil e 50 anos da Revolta de Stonewall. O evento, que terá 7 trios elétricos desfilando pela orla, está previsto para terminar às 18h, na altura do Copacabana Palace (Posto 2).

Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) vai atuar com 250 guardas e sete viaturas. O esquema especial da GM-Rio terá foco no ordenamento urbano e na orientação do trânsito, coibindo o estacionamento irregular ao longo de toda Avenida Atlântica. O evento ainda vai contar com equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) que, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (Cfer), atuará com reboques nas imediações para coibir o estacionamento irregular.

A operação conta com reforço dos grupamentos especiais Tático Móvel, Motociclistas e de Operações Especiais, e de guardas do programa Rio+Seguro, que atuarão nas principais ruas de acesso ao evento, como a Avenida Prado Júnior, Rua Belford Roxo, Rua República do Peru, Rua Paula Freitas, Rua Hilário de Gouveia e Rua Francisco Otaviano. Equipes do programa Lixo Zero, parceria entre a Guarda Municipal e a Comlurb, também atuarão no evento para para coibir o xixi e o descarte de lixo na rua.

Não haverá áreas de estacionamento destinadas ao evento, por isso, a GM-Rio orienta o público que priorize o transporte público para chegar ao local, preferencialmente o metrô que tem três estações no bairro: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo.

Limpeza

Serão 231 garis e 32 agentes de limpeza urbana da Comlurb divididos em turnos. O esquema especial começa às 7h de domingo e termina às 6h de segunda-feira. Haverá limpeza e manutenção da pista da Avenida Atlântica e ruas transversais, incluindo os acessos às estações de metrô Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, com serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e dos 150 contêineres colocados especialmente para o evento, desde a concentração, no Posto 5, até a Avenida Princesa Isabel.

Os garis atuarão na pista, na ciclovia, no calçadão e nas areias, antes, durante, e após o evento. As equipes operacionais contarão com apoio de seis caminhões compactadores, três basculantes e cinco veículos para lavagem das vias, com água de reuso.

Saúde

As atividades na tenda da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) começam às 9h. Serão oferecidas orientações sobre ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis; vacinação contra Hepatite B; distribuição de 100 mil folhetos educativos; 30 mil preservativos masculinos; 5 mil preservativos femininos; 30 mil sachês de gel lubrificante.

O órgão também vai participar no ato na Ala de Aids, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde.



Assistência Social e Direitos Humanos

O órgão realizará a divulgação de serviços, orientação à população, distribuição de material informativo e suporte para a identificação e encaminhamento de casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, desacompanhadas dos responsáveis, ou em vulnerabilidade.

O encaminhamento das demandas identificadas será realizado através da articulação com os órgãos intervenientes e com a rede socioassistencial. De acordo com informação da Coordenação da Abordagem Especializada, a equipe fará a ação preventiva com cobertura do entorno.

Centro de Operações Rio

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área de Copacabana e as vias de acesso ao bairro por meio de câmeras, informações de agentes em campo e outros sensores, como informes de usuários do Waze e GPSs dos ônibus, que vão ser transmitidos para o painel do COR.

O COR integra as operações dos órgãos envolvidos e pode acionar pronta resposta das equipes da prefeitura para atuar em ocorrências e outras situações. A região do evento e adjacências são monitoradas em tempo real, com apoio das 811 câmeras da prefeitura e outros equipamentos de videomonitoramento de parceiros. Caso haja impactos significativos na mobilidade, o COR pode ainda integrar ações da CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte, para a realização de ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito. Os perfis das redes sociais do Centro de Operações Rio disponibilizarão todas as informações sobre esquemas especiais de trânsito e transporte: twitter.com/operacoesrio ou o facebook.com/operacoesrio.

Trânsito e interdições:

As alterações de tráfego serão feitas em etapas, começando à meia noite de sábado, dia 21. As mudanças serão mantidas até o final do evento com a liberação das vias prevista para 20h do domingo.

A operação de trânsito contará com agentes da Guarda Municipal e controladores de tráfego da CET-Rio, que orientarão os motoristas, garantirão a fluidez da via e efetuarão os bloqueios necessários.

Painéis de mensagens variáveis informarão sobre a interdição da Av. Atlântica e as condições do tráfego nas vias do entorno. O Centro de Operações Rio - COR estará monitorando toda a área do evento com câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.


Principais interdições:

A Avenida Atlântica será interditada da seguinte forma:

Pista junto à praia, no trecho entre as Ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos, para a concentração de caminhões ornamentados, a partir das 23h30 do sábado (21/09), com permissão de acesso apenas aos trios e caminhões que participarão do evento.

Pista junto às edificações, no trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Prado Jr, a partir das 14h do domingo (podendo ser antecipada em caso de ocupação da pista pelo público), com permissão de acesso apenas para moradores.

A Área de Lazer da Av. Atlântica, bem como a interdição da pista junto às edificações, serão mantidas até o término do evento, desocupação pelo público e limpeza das pistas, com a liberação ao tráfego de veículos prevista a partir das 20h.

Dessa forma, os moradores que necessitem chegar ou sair durante as interdições, deverão seguir as orientações dos agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.

Proibição de Estacionamento:

A partir das 23h do dia 20/09 até 23h do dia 22/09.

• Rua Bolívar, em ambos os lados da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.

• Rua Figueiredo de Magalhães – lado direito, considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.

• Rua Rodolfo Dantas, em ambos os lados da via, inclusive nas baias.

A partir das 06h do dia 21/09 até 21h do dia 23/09

• Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, portanto não é recomendável a utilização de veículo particular.

SEOP

A Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

Além disso, reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de enguiço mecânico de algum ônibus ou outro veículo.



Como chegar:

Para acessar a área do evento, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

Metrô – A área do evento é atendida pelas estações Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, devendo ser dada preferência para as duas primeiras.

Ônibus de linhas regulares – Diversas linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.



Recomendações importantes:



- Não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô).

- Respeitar os locais com proibição de estacionamento e atentar para os horários.

- Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios, procurando rotas alternativas para seus trajetos.

- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais onde há semáforo.

- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.