Mais Lidas

Música na telinha

Record exibe o especial 'O Fino da Bossa'

Gilberto Gil é um dos convidados do especial 'O Fino da Bossa'
Gilberto Gil é um dos convidados do especial 'O Fino da Bossa' -

'Grandiosa'. É assim que o diretor Allê Gonçalves define a importância de O Fino da Bossa, que marcou a história da música e da Record TV nos anos de 1965 e 1967. Nesse período, nomes como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Elza Soares e Alcione, entre outros, participaram da atração, comandada por Elis Regina e Jair Rodrigues. Hoje, pouco mais de 50 anos depois, às 23h15, a emissora exibe um especial em homenagem ao programa musical, com apresentação dos cantores Pedro Mariano, filho da Pimentinha, e Luciana Mello, filha do intérprete de Disparada.

"Eles têm uma química ótima. São muito amigos. O Pedro tem humor e a Luciana, presença de palco", diz o diretor Allê Gonçalves, que teve dificuldades de conseguir imagens da época do programa original. "Nunca tive intenção de recriar nada, mas, sim, homenagear e manter o espírito do Fino da Bossa, que era receber convidados cantando com Elis e Jair. Misturamos pessoas que fizeram parte do programa e trouxemos Max Castro, Simoninha, Kell Smith e Iza para cantar clássicos da Bossa Nova e Tropicália", explica. O especial conta ainda com participação de Marcos Valle, Fernanda Takai, Paula Fernandes, Simoninha, Projota, Roberta Sá, Diogo Nogueira e outros.

Um dos destaques do programa é a participação de Gilberto Gil, que se vê em um vídeo recuperado no final do 3º Festival da Música Popular Brasileira, exibido pela Record em 1967. "Na imagem, Gil conta como compôs Domingo no Parque, que ficou em segundo lugar e o propagou", afirma Allê. "O número da Elza Soares também será muito especial", acrescenta o diretor.

Comentários