Mais Lidas

Na TV e no papel: a arte de ser Dora

Brilhando em Malhação — Toda Forma de Amar, jovem atriz fala sobre sua relação com as artes

Dora de Assis
Dora de Assis -

Nem só de televisão vive o artista. E Dora de Assis, de 22 anos, é a prova viva disso. A atriz, que está bombando em Malhação — Toda Forma de Amar, interpreta Raíssa, uma jovem tímida e ousada que vive um grande dilema: se tornar uma cantora de funk famosa ou cursar a faculdade de Direito, sonho de seu pai, que foi assassinado num assalto. Como se isso não bastasse, Raíssa ainda tenta lidar com os fortes sentimentos que tem por Camelo, namorado da sua melhor amiga de infância.

A arte segue Dora em muitas esferas de sua vida. Na novela, a relação com a música foi essencial para o desenvolvimento da personagem: "Eu não poderia fazer uma funkeira sem me jogar de corpo e alma no universo do funk, do rap, do pop e da música brasileira como um todo". Para Dora, a preparação foi dura, mas é um processo que tem dado muito resultado nas telinhas: "Às vezes, ainda descubro coisas sobre a Raíssa que eu não sabia e que surgem ao longo do processo. É uma preparação que, acredito eu, deve durar a novela inteira".

Fora do mundo da televisão, a veia artística esteve presente desde sempre. Com a ajuda dos pais, a atriz começou a estudar teatro quando criança e, aos poucos, foi ganhando intimidade com a arte e criando "sua própria atriz", seguindo um caminho diferente dos pais, que também são atores.

Mas uma das artes que mais se destaca na vida de Dora é a poesia. Ela conta que sempre gostou de criar histórias e sentiu tudo ao seu redor de forma mais intensa. Foi apenas uma questão de tempo até que esse outro talento se desenvolvesse. "A poesia passou a funcionar como um método de elaborar as coisas que sinto, sem me sentir engolida por elas. A poesia me salva", diz. A prática tem sido tão importante que a ela lança, ainda este ano, seu livro Poesia Rouca.

Comentários