Mais Lidas

Depois de 'Malhação', Globo poderá recorrer a outros textos de fora

Pela primeira vez, emissora recorreu a um formato não-inédito

Malhação: Vidas Brasileiras
Malhação: Vidas Brasileiras -
Entre 7 de março de 2018 e 15 de abril de 2019, a Globo exibiu "Malhação: Vidas Brasileiras", escrita por Patrícia Moretzsohn e protagonizada por Camila Morgado, no papel de Gabriela, uma professora que também procurava ajudar seus alunos em diversos problemas pessoais. A temporada em questão apostou na adaptação do roteiro de uma série canadense, 30 Vies (30 Vidas), de Fabienne Larouche, e pela primeira vez recorreu a um formato não-inédito. A experiência foi bem avaliada, internamente.

Dito isto, já há alguns dias corre a informação nos bastidores do Grupo Globo sobre o interesse da casa em, futuramente, avaliar outros roteiros de fora, para transformá-los em novelas tradicionais ou de duração reduzida (50 ou 60 capítulos), nesse caso, sob encomenda para a plataforma de streaming Globoplay. Um claro sinal de alerta aos nossos autores, cujos trabalhos já não empolgam como antes e são alvos de constantes críticas.

Essa possibilidade de se abrir ainda mais para o mercado internacional também pode estar ligada ao novo modelo de negócio do Grupo Globo, que inclui parcerias na dramaturgia com gigantes como a Sony Pictures Television. A "aquisição de diversos tipos de direitos necessários à produção audiovisual, principalmente em esporte e 'entretenimento'", foi destacada em recente comunicado sobre a nova estrutura. A Globo ainda não se posiciona oficialmente sobre o assunto.