Mais Lidas

Receita das estrelas

Ana Maria, Claude Troisgros, Palmirinha e Edu Guedes dão dicas para arrasar na ceia

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga -

Não há como resistir às delicias da ceia de Natal. Quem nunca passou o ano inteiro pensando no momento de reunir a família e os amigos em torno da mesa para se jogar nos tradicionais pratos da Noite Feliz? Pensando nisso, o MEIA HORA reuniu quem mais entende do assunto para fazer da sua ceia um verdadeiro sucesso: os apresentadores Ana Maria Braga, Claude Troisgros, Palmirinha Onofre e Edu Guedes ensinam receitas de dar água na boca.

Há 20 anos comandando o Mais Você, da Globo, Ana Maria coloca a mão na massa na hora de preparar a ceia. "O Natal merece todos os exageros das coisas gostosas que fazemos com amor. A dica é: junte todo mundo e brinde a vida", afirma ela, que ensina como preparar um Peru Enformado. "É muito versátil. Servido com maionese fica um escândalo", ensina.

No top 10 dos pratos mais queridos da ceia, a rabanada não fica de fora da nossa lista. Claude Troisgros, chef de cozinha e apresentador do reality show Mestre do Sabor, da Globo, que terá sua final ao vivo, nesta quinta-feira, abre seu livro de receitas e da dicas para fazer bonito. "A rabanada é fácil de fazer, mas tem que ter alguns cuidados. Meu toque especial é acrescentar cachaça envelhecida na marinada", ensina ele, que vai passar o Natal com pessoas queridas. "É um momento para reunir a família e amigos. Vou preparar nossa ceia com a ajuda do meu querido amigo Batista e meu filho Thomas", diz.

Peru Enformado

Ingredientes
1 peru entre 4 e 5 kg limpo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 colher (chá) de alho espremido
1 colher (sobremesa) de colorau
1 sachê de caldo de galinha
folhas de ramo de alecrim fresco ou
1 colher (chá) do desidratado
sal a gosto
>1/2 colher (sopa) de amido de milho

Modo de preparo
Retire toda a pele do peru. Em seguida, desosse a ave e corte a carne em pedaços médios. Tempere com o vinho, o alho, o colorau, o caldo de galinha, o alecrim e sal a gosto. Misture bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de bolo inglês. Unte com azeite e a pele do peru: coloque a parte da gordura para cima, sem deixar buracos. Preencha a fôrma com os pedaços de peru e alise a superfície. Dobre a pele sobre a carne, fechando bem, e leve ao forno médio preaquecido (180 °C), por cerca de 1 hora e 20 minutos ou até dourar. Descarte o líquido que se formou, desenforme em uma assadeira e leve de volta ao forno, agora a 220 °C, até dourar. Desenforme no prato de servir e reserve. Misture o líquido que se formou na assadeira com o amido e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Regue o peru e sirva, acompanhado, se desejar, de maionese tropical.

Rabanada

Ingredientes
2,5 litros de leite
3 colheres (sobremesa) de extrato de baunilha
200g de leite condensado
1 colher de sopa de cachaça envelhecida
1/2kg de açúcar
2 colheres (sopa) de canela em pó
1 pitada de sal
Pão (dormido) cortado com 3cm de espessura e cerca de 8cm de comprimento
1 ovo batido
Manteiga clarificada

Modo de Preparo
Da marinada: Misture todos os ingredientes.
Da mistura de açúcar: Misture todos os ingredientes.
Da rabanada: Coloque cada fatia de pão na marinada até encharcar e retirar. Esprema um pouco o pão e deixe pingar excesso de leite. Passe o pão no ovo, salteie na frigideira com manteiga clarificada (ou óleo) até dourar e faça o mesmo com o outro lado do pão. Retire e passe na mistura de açúcar. Espere 15 minutos antes de servir.
No restaurante eu sirvo com sorvete de creme e um doce de leite bem cremoso.

Para arrasar na ceia

Outro prato tradicional da ceia de Natal é o bolinho de bacalhau. Especialista no assunto, Palmirinha Onofre estrega que o segredo para não perder o ponto da iguaria é fazê-la com amor. "Meus pratos são preparados com muito carinho e dedicação. Esse é o ingrediente principal, além do amor! Se ele estiver presente na preparação das receitas, não tem como dar errado", entrega ela. Segundo a cozinheira e apresentadora, o tamanho da mesa é só um detalhe, já que o principal é estar com quem se ama. "O importante é reunir a família, mesmo que a mesa não seja tão farta quanto gostaríamos, mas o sentimento tem que ser de união e amor como o espírito natalino", ensina.

Animado com as comemorações de fim de ano, Edu Guedes, cozinheiro e apresentador do programa Edu Guedes e Você, da RedeTV!, dá a receita de um delicioso panetone caseiro.Assim como Palmirinha, ele aposta no carinho como segredo do sucesso de seus pratos. "Colocar muito amor. Vou passar (este Natal)como todos os anos: com a família reunida", conta ele, ensinando a combinar com os convidados os pratos que cada um levará para não haver desperdício de comida. "Minha família se reúne antes da ceia para decidir os pratos eleitos, assim não corremos risco daquele exagero. Meus pratos favoritos: peru, chester, arroz natalino com passas, cebolinha panetone, rabanada", entrega.

Bolinho de bacalhau

Ingredientes
1kg de batata cozida
500g de bacalhau dessalgado e cozido
>1 xícara bem cheia de cheiro-verde picado
1 ovo ligeiramente batido
1 xícara de farinha de trigo
Óleo pra fritar

Modo de Preparo
Em uma vasilha grande, coloque a batata passada pelo espremedor, o bacalhau desfiado, o cheiro-verde e o ovo batido. Misture com uma colher e, a seguir, mexa com as mãos, polvilhando a farinha de trigo. Modele os bolinhos com a ajuda de duas colheres, passando a massa de uma pra a outra. Frite os bolinhos em óleo não muito quente. Escora em papel-toalha pra que fiquem sequinhos.
Dica: Lave o bacalhau e deixe-o de molho em leite por 6 horas. Cozinhe as batatas na mesma água em que o bacalhau foi cozido.

Panetone

Ingredientes
1 xícara (chá) de água morna
>1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
4 tabletes de fermento biológico fresco
4 colheres (sopa) de manteiga para cobrir os panetones
200g de manteiga 1 xícara (chá) de água morna
1 ½ xícara (chá) de açúcar
8 gemas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de essência de panetone
1 kg de farinha de trigo
Recheio
3 xícaras (chá) de gotas de chocolate ou 3 xícaras (chá) de goiabada

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.
Misture e deixe descansar até crescer.
Massa: Depois que crescer, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a essência, a água morna e a farinha. Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente na massa as gotas de chocolate ou a goiabada. Divida a massa em quatro partes. Faça bolas com o arremate para baixo e coloque em formas de panetone. Descanse até dobrar de volume novamente. Coloque uma colher de manteiga sobre cada panetone e levar para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Para arrasar na ceia

Outro prato tradicional da ceia de Natal é o bolinho de bacalhau. Especialista no assunto, Palmirinha Onofre estrega que o segredo para não perder o ponto da iguaria é fazê-la com amor. "Meus pratos são preparados com muito carinho e dedicação. Esse é o ingrediente principal, além do amor! Se ele estiver presente na preparação das receitas, não tem como dar errado", entrega ela. Segundo a cozinheira e apresentadora, o tamanho da mesa é só um detalhe, já que o principal é estar com quem se ama. "O importante é reunir a família, mesmo que a mesa não seja tão farta quanto gostaríamos, mas o sentimento tem que ser de união e amor como o espírito natalino", ensina.

Animado com as comemorações de fim de ano, Edu Guedes, cozinheiro e apresentador do programa Edu Guedes e Você, da RedeTV!, dá a receita de um delicioso panetone caseiro. Assim como Palmirinha, ele aposta no carinho como segredo do sucesso de seus pratos. "Colocar muito amor. Vou passar (este Natal) como todos os anos: com a família reunida", conta ele, ensinando a combinar com os convidados os pratos que cada um levará para não haver desperdício de comida. "Minha família se reúne antes da ceia para decidir os pratos eleitos, assim não corremos risco daquele exagero. Meus pratos favoritos: peru, chester, arroz natalino com passas, cebolinha panetone, rabanada", entrega. 

Ana Maria Braga Reprodução do Instagram
Palmirinha Divulgação
Edu Guedes Divulgação
TV Globo / Victor Pollak TV Globo / Victor Pollak

Comentários