Telefonia lidera ranking

O resultado n�o � nenhuma surpresa, mas n�o deixa de ser um alerta para consumidores mais antenados com seus direitos e deveres

Por O Dia

Rio - Quem nunca perdeu parte do seu dia tentando resolver um problema junto ao prestador de serviços? Segundo a Proteste, as empresas de telefonia estão no topo da lista de mais reclamadas. O resultado não é nenhuma surpresa, mas não deixa de ser um alerta para consumidores mais antenados com seus direitos e deveres. As cinco empresas mais reclamadas são: Oi, Vivo, Sky, Claro e Net. Os motivos são problemas na entrega, descumprimento da oferta, cobrança de dívidas e produto ou serviço não adequado ao uso.

As empresas de telefonia, TV e internet também figuram entre as mais reclamadas pelos consumidores do Reclamar Adianta (www.reclamaradianta.com.br), seguidas das concessionárias de energia e água. O ponto positivo é que cada vez mais empresas estão dispostas a resolver os conflitos de forma extrajudicial, evitando que o consumidor recorra ao judiciário para resolver seus problemas.

 

N�O CUMPRE PRAZOS

Comprei um celular no site do Carrefour. O celular est� com problemas na bateria. Solicitei a troca do produto e fui informado que, em at� seis dias, eu receberia o c�digo de postagem. Mas n�o recebi retorno da loja.

Ana Rita Azevedo - Centro, Rio de Janeiro

A rede informa que confirmou o recebimento do c�digo de postagem dos Correios e esclareceu que, assim que o produto retornar para a empresa, ser� avaliado para prosseguir com o cancelamento da compra e reembolso do valor pago por ela.

Assessoria de Imprensa Carrefour

TROCA DE PRODUTOS

H� uma semana comprei uma cal�a jeans da marca Carrefour para presentear meu irm�o, mas a cal�a n�o serviu. Retornei ao local para tentar realizar a troca, mas como eu n�o possu�a a nota fiscal a troca n�o pode ser realizada.

Maria de F�tima de Melo - Cachambi, Rio de

Janeiro

A rede informa que, em contato com Maria de F�tima, esclareceu o procedimento de troca, por�m, por liberalidade, realizar� a troca do item em quest�o na loja em que a compra foi realizada pela cliente.

Assessoria de Imprensa Carrefour

D�VIDAS FREQUENTES

melissa areal pires - divulga��o

Voc� sabia que as operadoras de planos de sa�de s�o obrigadas a justificar negativas de cobertura por escrito aos benefici�rios que solicitarem? Em 7 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a lei estadual de Mato Grosso do Sul que obriga as operadoras de planos a informar o motivo da negativa de cobertura de assist�ncia m�dica. O STF confirmou que a lei permite a concretiza��o de direitos previstos na Constitui��o e no C�digo de Defesa do Consumidor, especialmente o direito � informa��o e transpar�ncia na rela��o contratual. O entendimento da Corte refor�a a regula��o da ANS, que obrigou as operadoras a prestarem, imediatamente, aos seus benefici�rios, as informa��es e orienta��es sobre o servi�o assistencial solicitado, esclarecendo se h� cobertura obrigat�ria. Nas hip�teses em que n�o seja poss�vel fornecer resposta imediata, as operadoras t�m prazo para responder aos benefici�rios. Caso negue a cobertura, a prestadora deve informar o motivo e o dispositivo legal, devendo tais informa��es serem encaminhadas por escrito ao benefici�rio em at� 24h.

TELEFONE COM DEFEITO

� um absurdo! Minha linha de telefone fixo est� com defeito h� mais de 15 dias, desde 14/03. J� reclamei com a empresa v�rias vezes e at� com a Anatel. A informa��o que recebi � a de que a linha seria consertada em at� 48 horas, mas n�o foi!

Elizete Monteiro Franca da Silva - Bonsucesso , Rio de Janeiro

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com a Sra. Elizete Monteiro e lamentou o ocorrido, informando que a equipe t�cnica est� tratando o caso com prioridade a fim de solucionar o problema em quest�o. Em virtude dos transtornos causados, a cliente recebeu, em cr�ditos, R$ 24,50 referentes ao per�odo em que o servi�o estava indispon�vel.
Assessoria de Imprensa TIM

ESGOTO

Minha rua n�o tem uma liga��o com a rede de esgoto, por isso uma bomba era instalada, pelo menos duas vezes na semana, para drenar o esgoto. H� dois meses a empresa respons�vel pela liga��o da bomba n�o aparece.

Anderson Daleck, Santa Cruz - Rio de Janeiro

A bomba que fazia a drenagem no esgoto da rua apresentou defeito e parou de funcionar. A empresa respons�vel j� providenciou o reparo do aparelho. Assim que a bomba estiver consertada, a drenagem do esgoto voltar� a acontecer.

Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habita��o.

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