• Siga o Meia-Hora nas redes!

�rbitro de v�deo na Copa

Fifa aprova o uso do VAR na R�ssia

A Fifa confirmou ontem que o �rbitro de V�deo (VAR, na sigla em ingl�s para "video assistant referee") ser� usado na Copa do Mundo da R�ssia, de 14 de junho a 15 de julho. O recurso j� havia sido aprovado pela International Board como regra do futebol, no in�cio do m�s, mas para ser utilizado no torneio dependia do aval do Conselho da Fifa.

"Vamos ter a primeira Copa do Mundo com o �rbitro de v�deo. Estamos muito contentes com essa decis�o. � uma decis�o muito importante, hist�rica", afirmou o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em entrevista coletiva concedida logo ap�s a reuni�o do conselho.

A Fifa come�ou a testar o VAR em setembro de 2016, com partidas na sede da entidade. Em dezembro do mesmo ano, o mecanismo foi testado no Mundial de Clubes. Em 2017, o teste final foi na Copa das Confedera��es, que aconteceu na R�ssia, sede da Copa do Mundo.

"A Fifa, quando tomou essa decis�o, foi un�nime, o conselho j� havia tomado essa decis�o. N�o tomamos essa decis�o acordando hoje pela manh�. Estamos realmente estudando isso, eu acho que eu talvez tenha sido o mais c�tico de tudo. Sem testar, n�o saber�amos como ia funcionar. Fizemos experimentos", disse Infantino.

O uso do �rbitro de v�deo � restrito para quatro situa��es do jogo: lances de gols, marca��o de p�naltis, cart�es vermelhos e confus�o na identidade dos jogadores.

Coment�rios

Mais not�cias