• Siga o Meia-Hora nas redes!

Clima de Copa do Mundo

Brasil enfrenta hoje a anfitri� R�ssia no palco da abertura e da final do torneio

Douglas Costa, da Juventus-ITA, tenta driblar Fagner, do Corinthians, durante o treino no CT do Spartak
Douglas Costa, da Juventus-ITA, tenta driblar Fagner, do Corinthians, durante o treino no CT do Spartak - Lucas Figueiredo/CBF

A estreia do Brasil na Copa do Mundo est� marcada para o dia 17 de junho, contra a Su��a. Mas, para muitos, a caminhada rumo ao Hexa come�a no amistoso preparat�rio de hoje, �s 13h (hor�rio de Bras�lia), em Moscou, diante da R�ssia, anfitri� do Mundial. O duelo, inclusive, ser� no mesmo palco da abertura e da final da Copa.

At� o Mundial, o Brasil tamb�m far� jogos preparat�rios contra Alemanha, ter�a-feira, em Berlim; Cro�cia, na Inglaterra, dia 3 de junho; e a �ustria, em Viena, dia 10 de junho.

O t�cnico Tite n�o contar� hoje com o principal craque do Brasil e do Paris Saint-Germain-FRA: Neymar se recupera de fratura no p� direito. No seu lugar, entrar� Douglas Costa, da Juventus-ITA. Tite, no entanto, adiantou que o atleta n�o � o substituto de Neymar.

"O Neymar � insubstitu�vel. Pelo alto n�vel e qualidade que tem, pelo Top 3 que �", afirmou.

Tite lembrou que busca formar um Brasil como conjunto e n�o um time dependente de um ou outro atleta. "Temos que assumir responsabilidade de ser forte enquanto equipe. N�o posso colocar nas costas do principal atleta, do mais midi�tico, a solu��o das coisas. (O ex-jogador) Kak� disse que foi considerado melhor do mundo (em 2007) porque a equipe estava muito bem. Foi o �ltimo Bola de Ouro brasileiro, mas fala da for�a da equipe. � grandeza. Neymar ser� forte se a equipe for forte", disse.

A organiza��o do amistoso n�o permitiu que Tite levasse todos os jogadores para o banco, apenas 23. Com isso, dois nomes ser�o cortados da partida. � prov�vel que um dos nomes saia da defesa, e outro do ataque.

Tite revela dificuldade para fechar o grupo

Tite convocou 25 jogadores para esses dois amistosos, um n�mero maior do que o comum. O treinador explicou o motivo e revelou que a tarefa de fechar a lista de convocados para a Copa do Mundo n�o � nada f�cil.

"� uma dificuldade muito grande, n�o adianta ser sutil ou simp�tico. Pelo tempo de prepara��o, n�o tenho condi��o de oportunizar a todos", disse Tite, que completou: "Aumento o n�mero de convocados para que essa possibilidade seja maior".

O t�cnico vai anunciar a lista final dos 23 selecionados para representar o Brasil na R�ssia na primeira semana de maio. Ele j� confirmou 16 nomes: os goleiros Alisson e Ederson; os laterais Daniel Alves e Marcelo; os zagueiros Marquinhos, Miranda e Thiago Silva; os volantes Casemiro, Paulinho, Renato Augusto e Fernandinho; os meias Philippe Coutinho e Willian; e os atacantes Neymar, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.

Ainda brigam por vaga na Copa os goleiros C�ssio e Neto; os laterais Danilo, Fagner, Filipe Lu�s e Alex Sandro; os zagueiros Jemerson, Rodrigo Caio, Gil e Geromel; os volantes Arthur e Hernanes; os meias Giuliano, Diego e Lucas Lima; e os atacantes Diego Souza, Douglas Costa, Taison e Luan.

Alisson ser� o capit�o

Seguindo o rod�zio de capit�es de Tite, Alisson foi o escolhido para usar a bra�adeira logo mais. Para o goleiro, isto n�o influenciar� na sua postura. "N�o vai mudar nada minha caracter�stica, eu falo bastante em campo, incomodo os zagueiros, oriento minha defesa. O Brasil sempre teve grandes capit�es e os que ficam marcados s�o os que levantam as ta�as, e o que eu vi mais foi o Cafu (capit�o do Penta em 2002). Acredito que tenha sido um capit�o muito bom para a Sele��o e a maioria se lembra", disse Alisson.

Coment�rios

Mais not�cias