• Siga o Meia-Hora nas redes!

O desejo de Valentim

Técnico acredita que título carioca vai coroar trabalho à frente do Fogão

Alberto Valentim tem quatro opções para a vaga de Lindoso
Alberto Valentim tem quatro opções para a vaga de Lindoso - Vítor Silva/SSPress/Botafogo

O Botafogo está na sua reta final de preparação para a decisão do Campeonato Carioca, amanhã, às 16h, no Maracanã, contra o Vasco. Por ter perdido o primeiro jogo por 3 a 2, o Glorioso precisa vencer por dois gols de diferença para conquistar o título. Caso vença por um gol, a decisão vai para os pênaltis.

Para o treinador Alberto Valentim, o título é de extrema importância, pois seria o primeiro em sua curta carreira como treinador. Ele aproveitou para criticar também a filosofia do futebol no Brasil que não dá muito tempo para um técnico trabalhar.

"É muito importante um título, pela nossa cultura. Aqui no Brasil não existe trabalho a longo prazo. Existe curto e médio. O treinador vive de vitória, sim. Se tratando de afirmação, um título é muito importante. O Jair Ventura (ex-Botafogo e hoje no Santos) não ganhou um título estadual, mas levou o time para a Libertadores (de 2017). Me preparei muito para ser treinador e é importante ser campeão. Se formos campeões, vai passar um filme na cabeça do trabalho que está sendo muito sério", disse.

Assim como fez durante toda a semana, o treinador manteve o mistério sobre quem será o substituto do volante e capitão Rodrigo Lindoso, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. "Ainda estou vendo um pouco do que, com essa ausência do Lindoso, ajuda a fortalecer outros jogadores. Estou muito tranquilo com a minha escolha. Penso muito no conjunto. Tenho quatro opções, mas não vou falar. Preciso pensar no Botafogo. Qual Botafogo vai ficar mais forte. A ideia precisa dar certo no domingo (amanhã)", despistou.

O treinador ainda lamentou a ausência de João Paulo, do Botafogo, e Paulinho, do Vasco. Mas afirmou também que o desfalque da revelação vascaína não muda os planos do Fogão para o clássico: "O futebol carioca perdeu, mas perdemos o João Paulo... A qualidade do futebol perde. Nossa forma de marcar não muda, mas existe uma característica diferente dos jogadores, e o Vasco perde."

Maratona do adversário

O técnico Alberto Valentim não acredita que o Botafogo esteja em vantagem por não ter jogado no meio de semana, enquanto o Vasco jogou pela Libertadores: "Não acredito que o Vasco chegue prejudicado na parte física. É um jogo que não tem volta. Não tem um terceiro jogo ou empate. Precisa-se vencer e estamos todos concentrados. Precisamos ter uma equipe equilibrada e concentrada. Não tem que ter pressa para ganhar o jogo. Qualidade na última bola. Não confundam lentidão com não ter pressa."

Treinamento aberto hoje

O Botafogo vai abrir o treino de hoje para a torcida, no Niltão. É uma chance do elenco receber um apoio antes da final. A iniciativa foi aprovada pelo técnico Alberto Valentim: "Vai ser muito legal, porque teremos esse contato mais perto com os torcedores."

O treinador comemorou também o fato de que o Maracanã estará lotado. "Fiquei muito feliz e vai ser muito legal. O futebol carioca está precisando disso. Se o campeonato começou com médias baixas, vamos terminar com um público do tamanho dos dois clubes", comemorou.

Comentários

Mais notícias