• Siga o Meia-Hora nas redes!

O desejo de Valentim

T�cnico acredita que t�tulo carioca vai coroar trabalho � frente do Fog�o

Alberto Valentim tem quatro op��es para a vaga de Lindoso
Alberto Valentim tem quatro op��es para a vaga de Lindoso - V�tor Silva/SSPress/Botafogo

O Botafogo est� na sua reta final de prepara��o para a decis�o do Campeonato Carioca, amanh�, �s 16h, no Maracan�, contra o Vasco. Por ter perdido o primeiro jogo por 3 a 2, o Glorioso precisa vencer por dois gols de diferen�a para conquistar o t�tulo. Caso ven�a por um gol, a decis�o vai para os p�naltis.

Para o treinador Alberto Valentim, o t�tulo � de extrema import�ncia, pois seria o primeiro em sua curta carreira como treinador. Ele aproveitou para criticar tamb�m a filosofia do futebol no Brasil que n�o d� muito tempo para um t�cnico trabalhar.

"� muito importante um t�tulo, pela nossa cultura. Aqui no Brasil n�o existe trabalho a longo prazo. Existe curto e m�dio. O treinador vive de vit�ria, sim. Se tratando de afirma��o, um t�tulo � muito importante. O Jair Ventura (ex-Botafogo e hoje no Santos) n�o ganhou um t�tulo estadual, mas levou o time para a Libertadores (de 2017). Me preparei muito para ser treinador e � importante ser campe�o. Se formos campe�es, vai passar um filme na cabe�a do trabalho que est� sendo muito s�rio", disse.

Assim como fez durante toda a semana, o treinador manteve o mist�rio sobre quem ser� o substituto do volante e capit�o Rodrigo Lindoso, suspenso pelo terceiro cart�o amarelo. "Ainda estou vendo um pouco do que, com essa aus�ncia do Lindoso, ajuda a fortalecer outros jogadores. Estou muito tranquilo com a minha escolha. Penso muito no conjunto. Tenho quatro op��es, mas n�o vou falar. Preciso pensar no Botafogo. Qual Botafogo vai ficar mais forte. A ideia precisa dar certo no domingo (amanh�)", despistou.

O treinador ainda lamentou a aus�ncia de Jo�o Paulo, do Botafogo, e Paulinho, do Vasco. Mas afirmou tamb�m que o desfalque da revela��o vasca�na n�o muda os planos do Fog�o para o cl�ssico: "O futebol carioca perdeu, mas perdemos o Jo�o Paulo... A qualidade do futebol perde. Nossa forma de marcar n�o muda, mas existe uma caracter�stica diferente dos jogadores, e o Vasco perde."

Maratona do advers�rio

O t�cnico Alberto Valentim n�o acredita que o Botafogo esteja em vantagem por n�o ter jogado no meio de semana, enquanto o Vasco jogou pela Libertadores: "N�o acredito que o Vasco chegue prejudicado na parte f�sica. � um jogo que n�o tem volta. N�o tem um terceiro jogo ou empate. Precisa-se vencer e estamos todos concentrados. Precisamos ter uma equipe equilibrada e concentrada. N�o tem que ter pressa para ganhar o jogo. Qualidade na �ltima bola. N�o confundam lentid�o com n�o ter pressa."

Treinamento aberto hoje

O Botafogo vai abrir o treino de hoje para a torcida, no Nilt�o. � uma chance do elenco receber um apoio antes da final. A iniciativa foi aprovada pelo t�cnico Alberto Valentim: "Vai ser muito legal, porque teremos esse contato mais perto com os torcedores."

O treinador comemorou tamb�m o fato de que o Maracan� estar� lotado. "Fiquei muito feliz e vai ser muito legal. O futebol carioca est� precisando disso. Se o campeonato come�ou com m�dias baixas, vamos terminar com um p�blico do tamanho dos dois clubes", comemorou.

Coment�rios

Mais not�cias