• Siga o Meia-Hora nas redes!

Teve um sabor pol�tico

Su��a conta com gols de jogadores origin�rios do Kosovo para virar sobre a S�rvia

Autor do segundo gol da Su��a, Shaqiri (de branco) ensaia um drible sobre o zagueiro Milenkovic
Autor do segundo gol da Su��a, Shaqiri (de branco) ensaia um drible sobre o zagueiro Milenkovic - AFP

A primeira virada de jogo da Copa do Mundo da R�ssia, a que deu a vit�ria de 2 a 1 da Su��a sobre S�rvia ontem, em Kaliningrado, teve a hist�ria como pano de fundo. Jogadores origin�rios do Kosovo, o volante Xhaka e o meia Shaqiri fizeram os gols su��os. A regi�o deles declarou, de forma unilateral, a independ�ncia em rela��o � S�rvia, em 2008, mas n�o foi reconhecida por este pa�s, nem por outros, como Brasil, China, Espanha e o anfitri�o da Copa, R�ssia. Na tentativa de separa��o, houve dois grandes conflitos armados entre 1998 e 1999.

Xhaka, que acertou um belo chute de fora da �rea, e Shaqiri imitaram, com as m�os, a �guia negra de duas cabe�as presente na bandeira da Alb�nia, na��o ancestral da maioria kosovar, nas comemora��es de seus respectivos gols. "N�o foi planejado, mas essa �guia era para todos que eu amo e para quem esteve comigo", disse Xhaka, cujo pai foi um preso pol�tico por tr�s anos e meio na antiga Iugosl�via, no final da d�cada de 1980. "Foi uma partida muito especial, pois Xherdan (Shaqiri), Valon (Behrami), eu mesmo, todos sabiam disso. N�s n�o conversamos muito nos �ltimos dias, deixamos os outros fazerem isso por n�s", emendou o volante, citando outro jogador de origem kosovar.

T�cnico da Su��a, o b�snio Vladimir Petkovic opinou: "N�s todos precisamos deixar a pol�tica de lado no futebol. N�s precisamos focar no futebol, que � uma coisa que une as pessoas. � importante mostrar respeito."

Com a vit�ria, a Su��a ficou em situa��o confort�vel no Grupo E. Ela depende apenas de um empate com a Costa Rica na quarta-feira, em N�jni Novgorod, para se classificar �s oitavas de final. Caso o Brasil ven�a a S�rvia, a Su��a pode at� perder que passar� de fase. Se houver empate entre Brasil e S�rvia, a Su��a pode avan�ar at� com derrota por um gol de diferen�a, mas depender� de gols marcados e do n�mero menor de cart�es amarelos em rela��o aos s�rvios. A S�rvia tem seis cart�es e ela tem quatro.

"Ningu�m pensou que poder�amos jogar dessa maneira", disse o t�cnico Vladimir Petkovic.

Coment�rios

Mais not�cias