• Siga o Meia-Hora nas redes!

Sempre pelas beiradas

Em sua luta rumo ao Tri na R�ssia, Uruguai tenta surpreender hoje a Fran�a

Duas reformula��es em est�gios distintos se encontram hoje, �s 11h (de Bras�lia), em Nijni Novgorod, pelo sonho de seguir vivo na busca pelo t�tulo, na Copa do Mundo da R�ssia. De um lado, o Uruguai ainda com remanescentes do quarto lugar na Copa do Mundo de 2010, tendo como s�mbolo Su�rez. Do outro, a jovem equipe da Fran�a, com uma das menores m�dias de idade do torneio (26 anos), e com Mpabb� como a revela��o que deu certo.

Apesar de ainda contar com sete jogadores que fizeram parte da campanha h� oito anos, o Uruguai trouxe para a R�ssia uma nova gera��o, j� pensando no futuro. A ideia do t�cnico �scar Tab�rez � deixar um legado ap�s quase 13 anos de trabalho.

"Conseguimos recuperar algo que se rompeu em determinado momento do S�culo 20", explica o professor, confiante em mais um sucesso uruguaio: "Temos consci�ncia do pa�s que somos, da popula��o e da baixa densidade demogr�fica, mas estamos lutando. Aconteceu na �frica do Sul (2010) e em 1950 (no Brasil). Uma can��o popular uruguaia diz 'nunca favoritos, sempre pelas beiradas'. Vamos tentar."

Na Fran�a, a renova��o se deu com mais facilidade, tanto que a equipe foi considerada uma das favoritas na Copa e mostrou for�a ap�s vencer a Argentina. Com Mbapp� em alta ap�s dois gols, o t�cnico Dider Deschamps v� um duelo completamente diferente contra uma equipe com for�a defensiva, e aposta no amadurecimento de seu jovem grupo. "Temos de ser pacientes. O Uruguai � diferente da Argentina, est� muito bem organizado na defesa, leva poucos gols, d� poucas chances", analisou Deschamps.

E apesar de Cavani estar com edema na panturrilha esquerda, o Uruguai pretende fazer mist�rio at� a hora do jogo. As chances de o atacante atuar s�o muito pequenas, mas ele ontem foi a campo e treinou em separado do grupo. O mais prov�vel � que Stuani fa�a dupla de ataque com Su�rez.

Coment�rios

Mais not�cias