• Siga o Meia-Hora nas redes!

Ossos duros de roer

Historicamente equilibrados, Suécia e Inglaterra duelam em Samara pelas quartas

O histórico do confronto entre Suécia e Inglaterra é marcado pelo equilíbrio. Em 24 encontros, os ingleses venceram oito vezes, os suecos, sete, e houve empate em nove ocasiões, incluindo dois duelos em Copa do Mundo 1 a 1 em 2002 e 2 a 2 em 2006, ambos na fase de grupos. Hoje, às 11 horas (de Brasília), em Samara, essa história ganhará a sua página mais especial: vale vaga na semifinal do Mundial da Rússia.

Técnico da Suécia seleção que não chega a uma semifinal de Copa desde 1994, quando perdeu de 1 a 0 para o Brasil , Janne Andersson sabe dos perigos de enfrentar o artilheiro do Mundial, Harry Kane, que já tem seis gols. No entanto, ele descartou marcar o atacante de forma individual.

"Você não pode analisar um fato isolado, precisa olhar o panorama inteiro. Temos que olhar a defesa. Precisamos ser corajosos quando tivermos a posse de bola, temos que ser efetivos no ataque", disse o treinador, que se disse fã do futebol do adversário: "Cresci nos anos 1970 assistindo ao Campeonato Inglês pela TV. Sempre fui fã. É minha segunda nação. É incrível poder enfrentá-los."

Já o técnico inglês Gareth Southgate destacou os feitos de sua seleção na Rússia. O English Team não chega a uma semifinal de Copa desde 1990, quando perdeu nos pênaltis para a então Alemanha Ocidental, por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Na Rússia, a classificação às quartas de final, após empate com a Colômbia, em 1 a 1, no tempo normal e na prorrogação, foi a primeira vitória nos pênaltis (4 a 3) de sua história em Mundiais. A Inglaterra não vence em fases eliminatórias de Copa do Mundo desde as oitavas do Mundial de 2006, na Alemanha, quando fez 1 a 0 no Equador.

"Chegamos aqui com um dos times menos experientes e estamos fazendo história. Estou muito orgulhoso. Temos ambições", disse Southgate, cuja seleção tem média de idade de 25,9 anos e, das 32 seleções que entraram na Copa, só é mais velha do que Alemanha (25,7) e Nigéria (24,9).

Comentários

Mais notícias