• Siga o Meia-Hora nas redes!

Gera��o bem lapidada

Trabalho de d�cada rende frutos na Copa e pode levar B�lgica ainda mais longe

A B�lgica, que amanh� jogar� a semifinal da Copa do Mundo da R�ssia contra a Fran�a, conta com uma equipe cheia de astros, uma "gera��o dourada" de jogadores que n�o surgiu do nada, mas foi fruto do trabalho de mais de uma d�cada.

Ap�s a semifinal da Copa de 1986, perdida para a Argentina de Maradona, melhor resultado alcan�ado at� agora pelos 'Diabos Vermelhos', o futebol belga foi decaindo, tanto nos clubes como na sele��o. Entre 2002 e 2014, a B�lgica n�o participou de dois Mundiais (2006 e 2010) e tr�s Eurocopas (2004, 2008 e 2012).

O pa�s chegou ao fundo do po�o no futebol, caindo para a 71� posi��o no ranking Fifa, em junho de 2007, a mais baixa j� ocupada pelos belgas, desde a cria��o desta classifica��o, em 1993. Mas, alguns anos antes, no in�cio do novo mil�nio, j� haviam come�ado a preparar a base.

Segundo analistas, se a B�lgica conta agora com alguns dos melhores jogadores do mundo em suas posi��es, como os meias Eden Hazard e De Bruyne, o atacante Lukaku e o goleiro Courtois, � pelo trabalho de melhoria das instala��es e da forma��o de talentos, que come�ou h� quase 20 anos.

"Houve um trabalho muito s�rio da Federa��o de tentar fazer um processo muito claro de como desenvolver jogadores na B�lgica, e tra�aram um caminho muito claro de como queriam desenvolver o jogador, envolvendo as escolas e os clubes profissionais, e de que forma queriam que jogassem", lembrou o atual treinador, o espanhol Roberto Mart�nez".

Coment�rios

Mais not�cias