Mais Lidas

Salvem nosso Cariocão

Heróis das torcidas dão dicas para o campeonato voltar a ser o 'mais charmoso'

Ao longo de várias décadas, o Campeonato Carioca ostentou, orgulhosamente, o status de o "mais charmoso do Brasil". O tempo, no entanto, insaciável por evolução, transformou o modo de consumir futebol nos dias atuais. Violência, preços 'salgados' dos ingressos, baixo nível técnico e desorganização são alguns dos pontos que servem para explicar o desinteresse pela competição que começou ontem.

O MEIA HORA, na tentativa de entender um pouco o que aconteceu de uns anos para cá, foi ouvir alguns ídolos que ajudaram a construir a imagem do Cariocão: os ex-atacantes Maurício (Botafogo), Washington 'Coração Valente' (Fluminense) e Roberto Dinamite (Vasco), além do ex-zagueiro Rondinelli (Flamengo).

Para se ter uma noção do quanto o Cariocão anda sem moral com a galera, basta avaliarmos os números. Desde 2013, as médias de público não ultrapassam cinco mil pagantes. Ano passado, no total, pouco mais de 379 mil espectadores acompanharam a competição em 96 partidas disputadas, com média de 3.995.

Apenas a grande decisão de 2018 entre Botafogo e Vasco, no Maracanã, teve apelo suficiente para tirar bastante gente de casa. Foram mais de 64 mil torcedores na partida que deu o título ao clube de General Severiano. Mesmo assim, muito distante das épocas de ouro em que o estádio recebia mais de cem mil apaixonados. É por isso que pedimos, não deixem o nosso querido Cariocão morrer!