Mais Lidas

Chega de altos e baixos

Eliminado precocemente na Taça GB, Vascão estreia na Copa do Brasil no Piauí

O momento não é dos melhores dentro das quatro linhas, mas a imensa torcida vascaína no Piauí transborda felicidade com a chance de ver o Gigante da Colina em ação após seis anos de abstinência. Em clima de festa, centenas de torcedores estiveram no Aeroporto Senador Petrônio, em Teresina, para recepcionar o grupo que enfrenta hoje o Altos, às 21h30, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Apesar de contestado por boa parte da galera, o técnico Abel Braga foi o mais assediado na chegada da delegação, sob gritos de "Abelão" e "foi lindo", fala que gerou polêmica após derrota dos seus reservas para os garotos do Flamengo, por 1 a 0, pelo Campeonato Carioca. O paraense Yago Pikachu também foi muito festejado.

O Vasco pretendia realizar uma atividade aberta à torcida no Albertão, palco da partida de hoje, mas não foi possível porque o Altos já estaria utilizando o local. A alternativa foi trabalhar no Estádio Lindolfo Monteiro, com portões fechados. O clube divulgou uma nota oficial lamentando o ocorrido, mas convocou os torcedores vascaínos a acompanharem a delegação na saída do hotel, às 19h20.

Apesar do imenso apoio, todo o cuidado é pouco diante do risco de mais uma eliminação no início da temporada. E o duelo em jogo único diminui a margem de erro — o empate é suficiente para avançar. Afinal, além do fracasso esportivo, uma queda na Copa do Brasil seria um desastre financeiramente. Somente ao passar da primeira fase, o clube já vai embolsar R$ 1,3 milhão.

Enquanto todo o grupo está no Piauí, o volante colombiano Fredy Guarín faz a sua pré-temporada particular no Rio e trabalha em tempo integral, depois de acertar a sua permanência no Vasco pelas próximas duas temporadas. Bem avaliado fisicamente pela comissão técnica, o jogador deve estar em condições de reestrear pelo Cruzmaltino nas primeiras rodadas da Taça Rio, em março.