Mais Lidas

Boas lembranças para o Fluzão

Tricolor encara Figueirense no estádio onde conquistou sua única Copa do Brasil, em 2007

Wellington Silva destacou a Copa do Brasil e falou em evolução
Wellington Silva destacou a Copa do Brasil e falou em evolução -

Pela primeira vez na Copa do Brasil, o Fluminense retorna ao palco da única conquista da competição, em 2007. O Orlando Scarpelli dessa vez sediará o jogo de ida do confronto com o Figueirense, pela terceira fase, hoje às 19h15. E desde aquela final de doce lembrança, o estádio deixou de ser um bicho papão, ainda mais com o rival em má fase, podendo abrir o caminho para o Tricolor subir mais um degrau.

Há quase 13 anos, quando o Tricolor das Laranjeiras empatou em 1 a 1 no Maracanã, havia grande preocupação para a partida decisiva em Florianópolis. Afinal, até então, o time só havia conseguido uma vitória em 11 jogos no Scarpelli — aproveitamento de 30%.

Mas o zagueiro Roger mudou essa história ao fazer o gol que garantiu o título e acabou com o jejum de conquistas nacionais, que durava desde 1984. Titular naquela final, o volante Arouca, revelado nas divisões de base de Xerém, hoje faz parte da equipe catarinense.

A partir daquele título inédito, o retrospecto do Flu no Orlando Scarpelli melhorou, com quatro vitórias (contando a final), dois empates e duas derrotas, um aproveitamento de 58,3%. Só que o último triunfo foi em 2011 (goleada por 4 a 0) e são quatro tropeços seguidos pela Série A.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram no estádio foi no ano de 2016 (1 a 0 para os donos da casa). Desde então, o Figueira foi rebaixado e o Fluminense entrou numa espiral negativa. E o encontro na Copa do Brasil traz a memória de outra época, com a esperança de dias melhores.

"A Copa do Brasil é muito importante para todos. Independentemente da fase deles, temos que continuar evoluindo. Esperamos fazer um grande jogo", disse o atacante Wellington Silva.