Mais Lidas

Governo do Rio planeja retorno do futebol com 50% de capacidade dos estádios

Torcedores deverão manter distância de 2 metros e jogadores e profissionais envolvidos nas partidas serão submetidos a testes

Estádio do Maracanã
Estádio do Maracanã -
Rio - O futebol ainda não tem data para ser retomado. No entanto, o Governo do Rio planeja que o retorno seja realizado com 50% da capacidade dos estádios já em sua segunda fase. A medida foi incluída no plano para a retomada gradual das atividades elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, que prevê a volta de eventos esportivos na chamada "bandeira amarela", quando a ocupação de leitos de UTI estiver entre 70% e 90% e a curva dos casos semanais de coronavírus estiver caindo.
A determinação é diferente da que vem sendo adotada em países que já retomaram o futebol, como a Alemanha, onde não há presença de público. O documento cita ainda a realização de exames em todos os envolvidos nas partidas, medição de temperatura de torcedores e profissionais de imprensa, distância de 2 metros nas arquibancadas e desinfecção total dos estádios e dos materiais utilizados pelos jogadores.
Governo do Rio planeja retorno do futebol com 50% da capacidade nos estádios - Reprodução
A retomada da capacidade total dos estádios só será permitida quando o Rio atingir a "bandeira verde", que é quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI estiver em menos de 70% e os novos casos da Covid-19 tiverem taxa de crescimento negativa ao longo da semana. No entanto, as medidas de higiene deverão ser mantidas.
Estádio do Maracanã AFP
Governo do Rio planeja retorno do futebol com 50% da capacidade nos estádios Reprodução