Mais Lidas

Sem público, Cariocão de basquete terá equipe estreante em 2020

Clube Desportivo Atitude tem um ano e meio de vida, estreia contra o Flamengo e, até uma semana atrás, não tinha equipe formada

Jogadores e integrantes da comissão técnica do Clube Desportivo Atitude: um projeto que não visa ao lucro e que pode ganhar visibilidade com a participação no campeonato adulto
Jogadores e integrantes da comissão técnica do Clube Desportivo Atitude: um projeto que não visa ao lucro e que pode ganhar visibilidade com a participação no campeonato adulto -
O Campeonato Carioca de basquete começa na segunda-feira, dia 28 de setembro, com uma equipe estreante: o Clube Desportivo Atitude (CDA) se junta, pela primeira vez, a Flamengo, Niterói Basquete, Tijuca Tênis Clube e Municipal/Veit Smile para a disputa da competição. O Botafogo seria o sexto time, mas encerrou suas atividades no esporte por problemas financeiros. Em tempos de pandemia, todas as partidas serão sem público e em sede única. Os jogos acontecem até 4 de outubro, no Maracanãzinho, com transmissão da FLATV.

Não é só a estreia, porém, que chama atenção no CDA: criado há um ano e meio, o projeto não visa ao lucro, planeja oferecer aulas a idosos e leva o basquete até cerca de 60 crianças na Escola Municipal Luiz César Sayão Garcez, em Olaria. A iniciativa vem de dois amantes do basquete no Rio de Janeiro: Roberto Almeida, conhecido como Betinho, e Flávio Machado.

Mas apesar do pouco tempo de vida do clube, a disputa do Carioca adulto já em 2020 acabou sendo uma surpresa boa: “A categoria Adulto é uma coisa nova pra gente. Não queríamos chegar logo de cara nisso, mas já que surgiu a oportunidade, vamos abraçar. Esse ano é atípico, mas esperamos que volte à normalidade no ano que vem para começarmos a disputar todas as categorias”, explicou Machado, que é contador, mas sempre esteve ligado ao esporte.

Em meio à pandemia, as atividades estavam paralisadas. Não havia atletas, muito menos treinamentos. Mas isso foi resolvido rapidamente: no dia 30 de agosto, o CDA organizou uma peneira: uma série de testes que definiria os jogadores para a disputa do Cariocão de basquete. Foram cerca de 50 candidatos para o time de Betinho, que é professor de educação física e também o técnico da equipe.

Deste grande grupo, 19 atletas foram selecionados. Entre eles, o estudante de educação física Pedro Ferreira, de 21 anos, figurinha carimbada na base do basquete carioca. O ala/armador joga desde os 11, quando começou pelo Jequiá Iate Clube. Percorreu todas as categorias e ficou um ano no Tijuca Tênis Clube, mas terá no Atitude sua primeira experiência como profissional.

“Estou muito satisfeito por ter esta oportunidade de participar do campeonato e representar o CDA. Venho mantendo meu treinamento, mesmo com a pandemia. Assim como nossa equipe, me sinto motivado para mostrar nosso valor dentro de quadra”, contou o jogador.
Aos 21 anos, Pedro Ferreira fará sua estreia como atleta profissional de basquete - Divulgação


Já na estreia, o Atitude não terá vida fácil. No dia 28 de setembro, às 20h15, o clube enfrenta nada menos que o Flamengo, atual campeão e com investimento muito maior que as demais equipes. O desafio é grande, mas não assusta o ala/armador do CDA:

“Nada melhor que estrear contra a grande equipe do Flamengo. Um time experiente, que já conhecemos, com seus grandes títulos. Mas garanto que o CDA vem para mostrar seu valor com uma equipe misturando experiência e juventude”, afirmou Pedro Ferreira.

Com os pés no chão, Flávio Machado entende que o grande investimento do Rubro-negro faz a diferença e o Flamengo entra naturalmente como grande favorito para a competição: “A gente chega para ser o segundo ou terceiro, o primeiro já é figura carimbada. Apesar de que no esporte, a gente sabe que tudo é possível. Então, quem sabe numa noite ruim do Flamengo, com nossos atletas acertando tudo, a bola caia e beleza. Mas, se for pra obedecer a lógica, o Flamengo é o favorito”, contou.

“Pretensão para primeiro a gente tem sempre. Se você entrar para disputar alguma coisa, sempre quer ganhar. A gente sabe que é difícil, mas nosso objetivo primeiro é mostrar para todo mundo o projeto, o que a gente quer fazer”, completou o técnico Betinho.

Protocolo rígido e custo zero

Além das medidas restritivas ao público, haverá também rígido protocolo de testagens para prevenir o contágio com a COVID-19. O patrocinador master da competição será o Hospital Geral de Ingá, que vai bancar os testes do tipo PCR. Os testes rápidos ficam a cargo da Orbispharma, também patrocinadora do Clube Desportivo Atitude.

O apoio com os testes rápidos foi iniciativa de Mário Sérgio Ramalho, responsável pela empresa e amigo de Flávio Machado. O esforço conjunto de apoiadores do basquete no Rio de Janeiro ajudou a viabilizar a competição, que praticamente não terá custos para os clubes.

“Se não fosse a Orbispharma e o Mário Sérgio Ramalho, não teria como. Ele colocou R$ 75 mil em testes rápidos e falou: ‘estou botando os testes todos pra vocês e vida que segue’. Ele é do esporte, o filho dele já jogou pelo Vasco. E ele investiu para todo mundo, não foi só para a gente, não. Foi para a Federação”, vibrou Machado.
Confira a tabela da Campeonato Carioca de basquete:
As fases de semifinal e final serão disputadas nos dias 3 e 4 de outubro. 
*Estagiário sob supervisão de Mário Boechat
Jogadores e integrantes da comissão técnica do Clube Desportivo Atitude: um projeto que não visa ao lucro e que pode ganhar visibilidade com a participação no campeonato adulto Guilherme Faria
Aos 21 anos, Pedro Ferreira fará sua estreia como atleta profissional de basquete Divulgação