Mais Lidas

Brasil arrasa a Bolívia e estreia com goleada nas Eliminatórias

A seleção brasileira não tomou conhecimento do adversário e venceu por 5 a 0, com gols de Marquinhos, Firmino, duas vezes, Rodrygo e Coutinho

Brazil's players celebrate a goal during the 2022 FIFA World Cup South American qualifier football match against Bolivia at the Neo Quimica Arena, also known as Itaquerao, in Sao Paulo, Brazil, on October 9, 2020, amid the COVID-19 novel coronavirus pandemic. (Photo by Buda Mendes / POOL / AFP)
Brazil's players celebrate a goal during the 2022 FIFA World Cup South American qualifier football match against Bolivia at the Neo Quimica Arena, also known as Itaquerao, in Sao Paulo, Brazil, on October 9, 2020, amid the COVID-19 novel coronavirus pandemic. (Photo by Buda Mendes / POOL / AFP) -
Em ritmo de treino, o Brasil recebeu a Bolívia no estádio Neo Química, em São Paulo, na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e goleou por 5 a 0. Os gols foram marcados por Marquinhos, Firmino, duas vezes, Rodrygo e Coutinho. A seleção brasileira volta a campo na próxima terça-feira, contra o Peru, pela segunda rodada das Eliminatórias, às 21h, no estádio Nacional de Lima. 
O Brasil começou a todo o primeiro tempo e quase abriu o placar antes de completar um minuto. Neymar acionou na ponta esquerda Renan Lodi, que cruzou. Lampe saiu mal do gol, e a bolou sobra para Everton, mas o atacante conseguiu desperdiçar uma ótima chance de abrir o placar. A pressão canarinha continou. Cebolinha dominou na ponta esquerda, pedalou para cima da marcação e cruzou. Marquinhos subiu livre e cabeceou à esquerda do goleiro boliviano, tirando tinta da trave.
O time de Tite sentiu que a partida estava sob comando e manteve a postura ofensiva, encurralando o adversário. A marcação sob pressão quase surtiu efeito. A Bolívia cochilou na saída de bola, e Neymar roubou dentro da área. Ele bateu de pé esquerdo, mas a bola desviou e não foi para o gol. No lance seguinte, entretanto, não teve jeito, e o Brasil abriu o placar. Danilo cruzou na medida para Marquinhos, que subiu sem marcação e cabeceou no canto de Lampe para fazer o primeiro gol da Seleção nas Eliminatórias.
A equipe boliviana sentiu o gol sofrido, recuou e viu a seleção brasileira crescer ainda mais no jogo. Aos 28 minutos, Neymar quase ampliou. O camisa 10 fez bonita jogada, se livrou de dois marcadores e tentou de longe, mas foi para fora. Na jogada seguinte, Firmino não perdoou. Renan Lodi tabelou bem pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro na direção da pequena área. Lampe viu a bola passar, e o atacante brasileiro escorar para o fundo da rede.
Antes de acabar o primeiro tempo, a Seleção ainda teve mais duas boas chances. A primeira com Casemiro, que cobrou bem falta na entrada da área e obrigou Lampe a espalmar para fora. Em seguida, o goleiro boliviano voltou a salvar. Neymar recebeu passe no alto, dominou com estilo e bateu de pé esquerdo. O goleiro da Bolívia fechou bem para evitar o gol.
O roteiro no segundo tempo começou da mesma forma, com a seleção brasileira pressionando e conseguindo balançar a rede. Firmino apareceu bem na área para completar cruzamento rasteiro de Neymar pela esquerda e contou com a colaboração de Lampe, que aceitou entre as pernas. Em ritmo de jogo-treino, os comandados por Tite conseguiram fazer o quarto. Após cruzamento de Coutinho, Rodrygo desviou levemente de cabeça. Carrasco tentou tirar, mas sem sucesso.
E não parou por aí. A Bolívia, totalmente abatida, viu o Brasil aumentar a goleada e chegar ao quinto gol. Philippe Coutinho apareceu na área como um centroavante. O camisa 11 tocou de cabeça, após cruzamento na medida de Neymar pelo lado esquerdo, e superou Lampe.
Com ampla vantagem no marcador, Tite promoveu mudanças na equipe para dar rodagem a outros jogadores, como Everton Ribeiro e Alex Telles, que entraram nos lugares de Coutinho e Renan Lodi, respectivamente. No último minuto, Neymar quase fez o sexto, em ótima cobrança de falta, mas o goleiro salvou. A partida, portanto, terminou 5 a 0 para os brasileiros.