Mais Lidas

Cartilha com medidas contra covid para Olimpíada é divulgada

Atletas farão testes a cada quatro dias e não poderão passear por Tóquio

Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio garante o cumprimento do novo calendários após o adiamento do evento em 2020
Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio garante o cumprimento do novo calendários após o adiamento do evento em 2020 -
O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta terça-feira (9) a cartilha com os protocolos que deverão ser seguidos por atletas durante a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio 2020. Ao contrário de outras edições, a deste ano impõe uma série de restrições por conta das medidas de contenção contra a pandemia de covid-19.
Alguns dos pontos já haviam sido divulgados recentemente por alguns veículos de imprensa ao redor do mundo, mas agora a cartilha é oficial, e pode sofrer pelo menos mais duas atualizações até o início da Olimpíada, em 23 de julho.
Pela cartilha, os atletas são obrigados a realizar testes de covid-19 antes de entrarem na Vila Olímpica e terão de refazê-los, no mínimo, a cada quatro dias. Além disso, eles não poderão passear por Tóquio como turistas enquanto estiverem competindo.
Os atletas também estão proibidos de pegar transporte público, exceto em caso de permissão especial. Além disso, só têm permissão de deslocamento nas instalações esportivas ou em locais pré-determinados. Após a competição, eles terão de deixar a Vila Olímpica em até 48 horas.
Na Vila Olímpica, o distanciamento durante a refeição deve ser de no mínimo de dois metros. Além disso, todos os envolvidos nas Olimpíadas que chegarem a Tóquio deverão cumprir 14 dias de quarentena. Como esperado, não será obrigatório estar vacinado contra a covid-19, mas o Comitê Organizador e o COI encorajam a vacinação de atletas.
Cada delegação também terá um responsável por monitorar o cumprimento das regras da cartilha. Por enquanto, ainda não foi divulgado que tipo de punições serão impostas para quem não respeitar as medidas. Também não há maiores informações de qual será o protocolo em caso de um atleta testar positivo para a covid-19, apenas que ele será imediatamente isolado.
A Olimpíada de Tóquio 2020 acontece entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. Já a Paralimpíada será de 24 de agosto a 5 de setembro.