Mais Lidas

Com foco nos Jogos de Tóquio, campeão olímpico Arthur Zanetti segue a preparação no Rio

Período de treinos na arena do Time Brasil serve com 'laboratório' para os Jogos Pan-Americanos de Ginástica Artística, em junho, último evento antes das Olimpíadas no Japão

Campeão olímpico e mundial nas argolas estará em ação no Pan-Americano de Ginástica Artística, em junho, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto
Campeão olímpico e mundial nas argolas estará em ação no Pan-Americano de Ginástica Artística, em junho, e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto -
Rio - O campeão olímpico Arthur Zanetti já chega ao fim da primeira das duas semana do camping de treinamento com a seleção brasileira de ginástica artística, preparatório para os Jogos Pan-Americanos, de 4 a 6 de junho, no Rio, e a Olimpíada de Tóquio, de 23 de julho a 8 de agosto, no Japão. O camping segue até o dia 17, na arena do Time Brasil, no Rio de Janeiro.

"O objetivo desse camping é avaliar os atletas. Já estamos no fim da primeira semana, de treinamento, mas também teremos as avaliações na próxima semana. E essas avaliações vão contar para selecionar a equipe do Brasil para o Pan-Americano e também com certeza – eles não falam né, mas a Comissão Técnica também já está de olho", disse Arthur Zanetti.

O formato de treinamento em bolha ajuda para garantir a segurança e a saúde dos atletas, disse Zanetti, que também gosta de treinar em São Caetano, perto da família. Com saudade e, por ora, à distância, ele acompanha os primeiros passos do filho Liam, que vai completar seis meses.
"A Comissão Técnica precisa juntar todos os atletas avaliar. Para a segurança de todos tem testagem e protocolos bem seguros. E aqui é só ginásio-hotel-ginásio, a gente não faz mais nada. Todos precisam se preocupar com a saúde", avaliou.

A quase 100 dias para a Olimpíada Arthur Zanetti considera que sua preparação está no caminho certo. Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e de prata nos do Rio, em 2016, o ginásta destacou o cuidado com o planejamento.
"Estou treinando forte, focado nas argolas, mas fazendo solo e salto de vez em quando para dar uma relaxada na cabeça, para não estressar. Mas o objetivo mesmo é a argolas e o treino está seguindo muito bem. O corpo está respondendo bem aos treinamentos", disse Zanetti.

Os colegas da seleção ajudam a motivar, é uma convivência positiva na avaliação do campeão olímpico. "Estar com os outros atletas da seleção treinando junto é bem legal porque o nível é alto, há a disputa para ver quem vai tirar a melhor nota. E também, ao mesmo tempo, um ajuda o outro a fazer o seu melhor. Isso é importante".