Mais Lidas

Adeptos do Manchester United invadem CT e protestam contra os donos do clube

Manifestantes pediam a saída da família Glazer, proprietária do Manchester United

Crystal Palace's Ivorian striker Wilfried Zaha celebrates scoring their third goal during the English Premier League football match between Manchester United and Crystal Palace at Old Trafford in Manchester, north west England, on
Crystal Palace's Ivorian striker Wilfried Zaha celebrates scoring their third goal during the English Premier League football match between Manchester United and Crystal Palace at Old Trafford in Manchester, north west England, on -
Rio - Cerca de 20 torcedores do Manchester United invadiram nesta quinta-feira o centro de treinamento do clube, em Carrington, na região metropolitana de Manchester, para protestar contra a entrada do time na já enfraquecida Superliga, anunciada como nova competição entre 12 dos maiores clubes da Europa no último domingo.

Os manifestantes pediam a saída da família Glazer, proprietária do Manchester United. Algumas placas também diziam: "Nós decidimos quando vocês jogam" e "51% MUFC", lembrando o modelo alemão de gestão, em que torcedores possuem a maioria das ações do clube.

Não houve danos no centro de treinamentos. Os torcedores tiraram fotos com faixas e cartazes e o único pedido foi falar com o norueguês Ole Gunner Solskjaer. O treinador do Manchester United, junto com o diretor Darren Fletcher, o ídolo e assistente técnico Michael Carrick e o meio-campista Nemanja Matic conversaram com os manifestantes antes dos mesmos serem escoltados para fora do local. Nenhuma pessoa foi presa.

O protesto foi motivado pela criação da Superliga. Embora o Manchester United tenha anunciado a desistência do projeto, a torcida do time se mostra incomodada com a direção do clube há alguns anos. A família Glazer, dona também do Tampa Bay Buccaneers, time de Tom Brady e atual campeão da NFL, assumiu o time inglês em 2005.

Há dois dias, após forte pressão da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), da Fifa e da Uefa, os clubes ingleses decidiram em abandonar a Superliga. "Continuamos comprometidos em trabalhar com outras pessoas em toda a comunidade do futebol para encontrar soluções sustentáveis para os desafios de longo prazo que o futebol enfrenta", disse o comunicado de desistência do Manchester United.

A competição está suspensa e não há mais previsão para que o projeto seja retomado, embora Florentino Pérez, presidente do Real Madrid e da Superliga Europeia, continue defendendo o projeto.

O Manchester United volta a entrar em campo apenas neste domingo, quando enfrenta o Leeds United, fora de casa, pela 33.ª rodada do Campeonato Inglês. Segundo colocado, a distância para o líder Manchester City é de 11 pontos (77 a 66) e a briga pelo título não parece mais ser prioridade para o clube.