Mais Lidas

Olimpíada: Brasileiros credenciados são incluídos na lista de prioridade na vacinação

Vacinas Coronavac serão doadas pelo COI ao governo brasileiro

Jogos Olímpicos foram adiados em um ano por causa da pandemia de covid-19
Jogos Olímpicos foram adiados em um ano por causa da pandemia de covid-19 -
Atletas brasileiros, membros de comissões técnicas e demais profissionais do país credenciados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, como jornalistas, começarão a ser vacinados contra a covid-19 em maio, em logística discutida nesta terça-feira (27), em reunião entre a Diretoria de Imunização do Ministério da Saúde, representantes do Ministério da Defesa e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
O grupo foi incluído na lista de prioridades do Plano Nacional de Vacinação, e a previsão é que todos estejam imunizados com as duas doses até julho, um mês antes da Olimpíada.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) receberá doação da vacina Coronavac, por meio do Comitê Olímpico Chinês, e disponibilizará as doses ao governo federal brasileiro. Para cada membro da comitiva verde e amarela, serão disponibilizadas outras duas doses para a população.
Ao todo, o SUS receberá cerca de 8 mil doses (suficiente para vacinar 4 mil pessoas), de acordo com o 'Olhar Olímpico'. A ideia do governo é que as doses extras sejam uma espécie de compensação aos brasileiros que aguardam sua vez na fila de espera.
A doação das vacinas pelos chineses tem a ver com o fato de o país receber a próxima edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, no ano que vem. Os chineses se comprometeram a doar todas as doses necessárias para vacinar as delegações que vão a Tóquio e também à Olimpíada de Inverno, além do excedente.
A Coronavac tem aval da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por isso o acordo foi possível, diferentemente do que ocorreu em países com maiores restrições aos imunizante chineses.
A explicação para a inclusão de atletas na lista de prioridades para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é que a missão faz parte de uma política pública do governo federal, que paga as viagens com recursos da Lei Agnelo/Piva e impulsiona a preparação dos atletas com a Bolsa Pódio.
De acordo com um levantamento não oficial, cerca de 80 atletas e membros de comissão técnica já foram vacinados fora do Brasil.