Esportes

A grande festa do esporte nos Jogos da Baixada

Maior evento socioesportivo da região teve muita emoção durante quatro fins de semana

Por J.C. CARDOSO

Publicado em 10/07/2022 00:00:00 Atualizado em 10/07/2022 00:00:00
Muita emoção e harmonia entre os atletas marcaram os Jogos da Baixada

Após quatro fins de semana, chegou ao fim, domingo passado, no SESC de São João de Meriti, os XXIII Jogos da Baixada, uma realização do jornal O DIA com 14 prefeituras: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti e Seropédica, apresentação do SESC, patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio e apoio de Vidas Emergências Médicas e TIM.

A proposta não é só fomentar o esporte como instrumento de inclusão, mas fortalecer seu lado socioeducacional, pois os alunos têm que ter frequência e boas notas na escola.

O primeiro fim de semana foi na Vila Olímpica de Caxias, com presença de prefeitos, secretários de Esporte, autoridades locais e convidados, além do vice-presidente do DIA, Marcos Rezende. Cerca de 2 mil alunos/atletas de escolas municipais, até 17 anos, foram divididos em categorias sub-14 e sub-17 nas modalidades atletismo, vôlei, handebol, futsal, basquete, xadrez e natação.

Os Jogos estavam previstos para acontecer em Duque de Caxias, Queimados, Mesquita e em São João de Meriti, mas em função de medidas sanitárias contra a Covid-19 em Mesquita, parte do evento foi transferida para Paracambi.

A secretária municipal de Esportes Jakeline Saldanha lembrou que Paracambi nunca sediou os Jogos: "Aqui são somente 30 escolas. Para sermos celeiro de atletas é muito difícil. Esta etapa que veio para cá mobilizou a cidade".

  • Mais sobre: