Esportes
Alonso espera manter longevidade na F1: 'Continuo novo em folha e motivado'
Bicampeão mundial, piloto espanhol é o mais velho do grid e tem a carreira mais longeva
Por O Dia
Publicado em 12/04/2023 18:31:20 Atualizado em 12/04/2023 18:31:20Piloto mais longevo da Fórmula 1, Fernando Alonso ainda tem sonhos altos para o futuro. O bicampeão mundial soma 359 corridas e, recentemente, superou a marca de 100 pódios. Mas ele quer mais. O espanhol não acredita ser possível alcançar o recorde de sete títulos de Michael Schumacher e Lewis Hamilton, mas deseja brigar por mais conquistas até o fim da carreira.
"Quando você corre por muitos anos, começa a quebrar recordes. Mas a única coisa que importa é vencer e quebrar o recorde de títulos. No momento, esse é inalcançável, provavelmente. Porque os sete de Michael (Schumacher) e os sete de (Lewis) Hamilton estão fora do que é possível. Mas esse será o objetivo", disse o piloto, que foi campeão em 2005 e 2006.
Fernando Alonso estreou na Fórmula 1 em 2001. Ele foi responsável por encerrar a sequência de cinco títulos seguidos de Michael Schumacher com a Ferrari. Em 2007, trocou a Renault pela McLaren para seguir disputando títulos, mas travou uma rivalidade com o calouro Lewis Hamilton - que veio a conquistar o seu primeiro título em 2008.
"Quando eu comecei na F1, meu plano era ficar por sete ou oito anos. Eu ganhei dois títulos e pensei em correr mais um ou dois anos antes de parar. Agora eu me encontro com a mais longeva carreira de todas e continuo novo em folha e motivado. Estou aproveitando cada dia. Estou feliz pelo que faço, então, com sorte, ainda tenho mais alguns anos e espero que como candidato ao título", afirmou.
Em 2023, Alonso trocou a Alpine - antiga Renault - pela Aston Martin. Em três corridas na temporada, foi três vezes ao pódio, todas em terceiro lugar. A Fórmula 1 volta no próximo dia 30 de abril, com a corrida do circuito urbano de Baku, no Azerbaijão.