Esportes
Botafogo sofre com jejum de vitórias e faz pior início da 'era Textor' no Brasileirão
Alvinegro venceu apenas uma vez em cinco rodadas no Brasileirão
Por Meia Hora
Publicado às 21/04/2025 13:16:09 Atualizado às 21/04/2025 13:16:09Rio - O Botafogo ainda está longe de encontrar o futebol encantador da última temporada. Ainda tentando assimilar o estilo de jogo do técnico Renato Paiva, o Alvinegro completou três jogos sem vitórias após a derrota para o Atlético-MG por 1 a 0, no domingo (20), no Mineirão, pela 5ª rodada do Brasileirão.
Atual campeão brasileiro, o Botafogo tem apenas cinco pontos conquistados em 15 disputados. É o pior desempenho desde 2022, quando começou a era John Textor na SAF. No primeiro ano, o Alvinegro fez oito pontos, enquanto teve 100% de aproveitamento em 2023 e somou nove no ano passado.
Nas primeiras cinco rodadas do Brasileirão deste ano, o Botafogo venceu apenas uma vez: o Juventude, por 2 a 0, no Nilton Santos. Além disso, empatou com Palmeiras e São Paulo, e perdeu para Bragantino e Atlético-MG. A oscilação ainda é fruto da dificuldade da equipe em assimilar o estilo de jogo de Paiva.
Contratado para substituir Artur Jorge, o técnico Renato Paiva teve cerca de um mês para preparar o time para a estreia no Brasileirão e Libertadores, já que o Botafogo não se classificou para a fase final do Carioca. Em sete jogos até o momento, são duas vitórias, dois empates e três derrotas.
No período, o Botafogo demonstrou dificuldade nos dois lados do campo. No ataque, perdeu sete de nove grandes chances criadas ao longo dos sete jogos sob o comando de Paiva. Além disso, fez apenas seis gols — média inferior a um por partida. Já na defesa, sofreu 78 finalizações (cerca de 11 por partida), além de ter sido vazado cinco vezes. Em média, sofre um gol a cada 15.6 finalizações, segundo o "SofaScore".
O Botafogo tenta amenizar a pressão sobre o técnico Renato Paiva e reencontrar o caminho das vitórias diante do Estudiantes, da Argentina, na próxima quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), fora de casa, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Atual campeão, o Alvinegro é o terceiro colocado do Grupo A com três pontos.