Esportes

Cariocão: menor e melhor

Ferj anuncia série de mudanças e grupos do Estadual para o ano que vem

Por Meia Hora

Publicado em 12/06/2025 00:00:00 Atualizado em 12/06/2025 00:00:00
Na primeira fase da competição, equipes do grupo A enfrentam as do grupo B em turno único

O Campeonato Carioca de 2026 terá um novo formato, com menos clássicos, e será mais curto, de 21 de janeiro a 15 de março. Na reunião do Conselho Arbitral realizada na manhã de ontem, na sede da Ferj, os 12 clubes definiram uma série de mudanças: a principal delas foi a redução de 16 datas para apenas 10, garantindo maior tempo para treinos.

A partir da próxima temporada, o Estadual também terá a final em jogo único, assim como as quartas de final, outra novidade. A fase de semifinal será a única com ida e volta.

Também retorna a fase de grupos, com seis clubes em cada um, que enfrentarão apenas os adversários do outro chaveamento, garantindo seis jogos para cada. As chaves para o ano que vem já foram definidas. No grupo A, estão Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e o campeão da Série A2 de 2025. O grupo B tem Botafogo, Flamengo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu.

Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase seguinte, cujos confrontos serão entre integrantes do mesmo grupo: com o primeiro enfrentando o quarto, e o segundo pegando o terceiro. Os duelos de semifinal sairão em sorteio.

Com isso, existe a chance de não haver dois clássicos na competição de 2026, já que Botafogo e Flamengo estão na mesma chave e só se enfrentariam em uma fase de mata-mata, assim como Fluminense e Vasco.

Os clubes mantiveram a decisão de apenas o último colocado cair para a Série A2. Entretanto, o penúltimo não estará garantido na elite, já que terá de enfrentar o segundo colocado da segunda divisão para poder jogar o Carioca no ano seguinte.

  • Mais sobre: