Cumprindo tabela no Brasileirão, o Corinthians encerra a sua participação no campeonato nacional neste domingo, diante do já rebaixado Juventude. Os times se enfrentam na Neo Química, às 16h, pela 38ª rodada. O time alvinegro irá poupar titulares visando o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, na quarta-feira.
Para não dizer que a partida não vale nada, o Corinthians tenta manter uma escrita de 21 anos sem perder em casa contra o Juventude. A última vitória dos gaúchos em São Paulo foi em 2004, pelo Campeonato Brasileiro. Desde então, foram sete partidas, com quatro vitórias do time alvinegro e três empates. No primeiro turno da edição deste ano, a equipe de Caxias venceu por 2 a 1.
Em décimo, com 46 pontos, o Corinthians não tem mais chance de se classificar à Libertadores por meio do Brasileirão. Existe a possibilidade de o G-7 virar G-8 se o Cruzeiro ou o Fluminense, na zona de classificação, vencerem a Copa do Brasil, mas o time alvinegro não alcança mais o oitavo lugar - disputado por São Paulo e Red Bull Bragantino - e só vai participar do principal torneio de clubes da América se conquistar o mata-mata nacional.
Apesar de o jogo contra o Juventude não envolver a disputa por algo maior do que os três pontos, o Corinthians quer se despedir do Brasileirão deixando uma boa impressão diante da torcida depois de uma campanha irregular - inclusive jogando em casa. O aproveitamento do time no campeonato jogando na Neo Química Arena é 53,7% (oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas). Em comparação com 2024, quando o Corinthians ficou em sétimo e se classificou para a fase prévia da Libertadores, o aproveitamento em Itaquera foi de 66,6%, em campanha que inclui dez vitórias, oito empates e somente uma derrota em casa.
A tendência é que jovens que vêm ganhando oportunidades nas últimas partidas, como Dieguinho, André Luiz e Gui Negão, titulares na derrota por 2 a 1 diante do Fortaleza, comecem novamente entre os 11 iniciais. Yuri Alberto, com na sínfise púbica e sobrecarga muscular, e Rodrigo Garro, com estiramento na panturrilha direita, não jogaram contra o tricolor cearense, são dúvida até mesmo para o jogo contra o Cruzeiro. Assim, pode ser que atletas com menor rodagem, como Talles Magno e Romero, ganhem oportunidade.
"Nós chegamos a este momento valorizados pelo crescimento de muitos jogadores das categorias de base que, há uns meses, ninguém sabia quem eram, ninguém falava nada, ninguém nem se importava com esses atletas. O Corinthians está mudando um pouco essa concepção, valorizando, trabalhando muito, no sentido de que, não tendo outras possibilidades, estamos tentando produzir em casa", disse Dorival Júnior.
Do lado do Juventude, o time gaúcho tenta encerrar o Brasileirão de maneira digna. Penúltimo colocado, com apenas 34 pontos, a equipe de Caxias foi matematicamente rebaixada há duas rodadas e na partida mais recente foi atropelada pelo Santos, em casa, com Neymar marcando todos os gols da vitória por 3 a 0 dos paulistas.
O Juventude já começa a pensar em 2026, a iniciar pelo treinador. Após a derrota para o Santos, o técnico Thiago Carpini anunciou que não fica no clube e sua despedida será na partida contra o Corinthians. "Eu recebi um chamado do clube, uma intimação, talvez essa seria a palavra. E por todo o respeito e gratidão que eu tenho a essas pessoas que fazem o Juventude eu vim. Infelizmente o objetivo não foi alcançado, mas acho que a gente de alguma maneira também consegue deixar mais um legado, assim como foi em 23 e, infelizmente, a gente encerra o ciclo", disse o treinador.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS - Felipe Longo (Hugo Souza); André Ramalho, Cacá, Félix Torres e Angileri (Hugo); Marycon (Ryan), André Luiz, José Martínez (Breno Bidon); Dieguinho (Kayke), Gui Negão (Hector Hernánez), Vitinho (Talles Magno). Técnico: Dorival Júnior.
JUVENTUDE - Jandrei; Luan Freitas, Rodrigo Sam e Wilker Ángel; Igor Formiga, Jadson, Mandaca, Nenê e Marcelo Hermes (Alan Ruschel); Rafael Bilu e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini.
ÁRBITRO - Felipe Fernandes de Lima (MG).
HORÁRIO - 16h (horário de Brasília).
LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo (SP).

