O Estádio Nilton Santos, no Rio, será palco de um confronto dramático neste domingo, às 16h, pela rodada final do Brasileirão. Enquanto o Botafogo tenta garantir presença direta na Copa Libertadores, o Fortaleza entra em campo pela permanência na elite do futebol nacional. Dois objetivos distintos, a mesma urgência: somar pontos a qualquer custo.
Ao todo, os clubes já se enfrentaram 23 vezes, e o Botafogo leva grande vantagem: 15 vitórias, contra três do Fortaleza e cinco empates. No primeiro turno, o time carioca aplicou 5 a 0 na Arena Castelão, e não perde para o rival nordestino há cinco confrontos.
O Botafogo chega motivado após empatar por 2 a 2 com o Cruzeiro, fora de casa. Com 60 pontos, está a apenas um da zona de classificação direta e precisa vencer o Fortaleza e torcer por um empate entre Fluminense (61) e Bahia (60) para entrar no G-5.
A missão não é simples, e o time carioca ainda lida com um departamento médico lotado e o desfalque do zagueiro David Ricardo, suspenso por ter sido expulso. Gabriel Bahia vai entrar no seu lugar.
O técnico Davide Ancelotti vai manter o time no esquema 4-3-3 e bastante ofensivo. Ele ainda vai contar no banco com a volta de três jogadores que cumpriram suspensão: o meia Santi Rodriguez, o lateral Matteo Ponte e o atacante Jeffinho.
Invicto há nove rodadas, o Fortaleza ganhou do Corinthians, por 2 a 1, na última rodada e chega para o duelo final com o objetivo claro: evitar o rebaixamento. Após grande recuperação, soma 43 pontos e está apenas um acima do Vitória, primeiro clube dentro do Z-4. Uma vitória garante o time cearense na Série A em 2026. Empate ou derrota complicam a situação, exigindo combinação de resultados envolvendo Vitória, São Paulo, Internacional e Bragantino.
O técnico Martín Palermo não terá o atacante Herrera, suspenso, e que pode ser substituído por Yago Pikachu. Por outro lado, o atacante Marinho e o volante Rodrigo voltam a ficar à disposição.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FORTALEZA
BOTAFOGO - Raul; Vitinho, Gabriel Bahia, Marçal e Alex Telles; Marlon Freitas, Allan e Barrera; Artur, Arthur Cabral e Montoro. Técnico: Davide Ancelotti.
FORTALEZA - Brenno; Mancuso, Brítez, Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira e Pochettino; Yago Pikachu, Breno Lopes e Bareiro. Técnico: Martín Palermo.
ÁRBITRO - Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG).
HORÁRIO - 16h.
LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

