Atlético-MG e Vasco duelam por vaga na Sul-Americana na última rodada do Brasileirão

Atlético-MG e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte, em confronto direto que define vaga na Copa Sul-Americana de 2026. Os dois times chegam pressionados, iguais em 45 pontos e buscando fechar um ano de oscilações com a classificação continental.

O Vasco vem de derrota em casa e por 2 a 0 para o Mirassol, resultado que tirou o tirou da briga por vaga na Libertadores. Agora em 12º, depende de uma vitória para assegurar a vaga na Sul-Americana. "É um jogo que exige concentração máxima. Precisamos responder bem e competir", disse o técnico Fernando Diniz, ao avaliar o caráter decisivo da partida.

O Atlético também estacionou nos 45 pontos, em 13º lugar, após perder para o Palmeiras por 3 a 0. Sem risco de queda, o time mineiro encara a partida como oportunidade para amenizar uma temporada irregular. "Queremos terminar o campeonato com intensidade e com a atitude que o nosso torcedor espera", afirmou Jorge Sampaoli durante a preparação.

O retrospecto recente favorece o Vasco, que não perde para o Atlético há três jogos - todos no Rio de Janeiro. No histórico geral, o equilíbrio é evidente: 82 encontros, com 30 vitórias atleticanas, 31 vascaínas e 21 empates.

No clube mineiro, Sampaoli deve ter força máxima. O técnico não tem suspensos e só não conta com atletas já estão fora da temporada, como Lyanco e Júnior Santos. A novidade pode ser Cuello, que voltou aos treinos após grave lesão e pode aparecer ao menos no banco. Sempre fica a dúvida se Hulk pode começar no banco de novo, com o ataque sendo formado por Bernard, Dudu e Rony.

Já o Vasco deve poupar alguns titulares por causa da primeira semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense, marcada para o dia 11 (quinta-feira). O zagueiro Carlos Cuesta, suspenso, e o lateral Lucas Piton, com lesão no joelho, são baixas confirmadas. O volante Hugo Moura será recuado para a defesa e Puma Rodriguez vai entrar na esquerda.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X VASCO

ATLÉTICO-MG - Everson; Saravia, Vitor Hugo e Junior Alonso; Igor Gomes, Alan Franco, Alexsander e Guilherme Arana; Bernard, Dudu e Rony (Hulk). Técnico: Jorge Sampaoli.

VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, Hugo Moura, Robert Renan e Puma Rodriguez; Cauan Barros, Thiago Mendes e Matheus França; David, Andrés Gómez e Rayan. Técnico: Fernando Diniz.

ÁRBITRO - Lucas Paulo Torezin (PR).

HORÁRIO - 16h.

LOCAL - Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).