Outro dia, outro jogo, a taça de sempre
Time tem desafios a superar na preparação para a semi da Copa do Brasil
Por Meia Hora
Publicado em 10/12/2025 00:00:00 Atualizado em 10/12/2025 00:00:00Em baixa na temporada após terminar o Brasileirão em 14º e sendo goleado pelo Atlético-MG na última rodada, o Vasco chega na semifinal da Copa do Brasil com a confiança abalada, mas ainda sonhando em voltar a disputar uma final nacional. Para isso, o time de Fernando Diniz precisar virar a chave a tempo do jogo de dia contra o Fluminense amanhã, às 20h, no Maracanã.
Um dos pontos de atenção do Cruz-maltino é a baixa eficiência do ataque, que passou em branco em seis dos últimos oito jogos. A exceção neste período foi a goleada por 5 a 1 sobre o Internacional, em São Januário, que encerrou uma sequência de cinco derrotas. A explicação para a queda de rendimento pode ser atribuída à questão física dos atletas. Porém, a previsibilidade do esquema de jogo de Fernando Diniz também pode ser um fator significativo para essa má fase.
Além do trabalho tático, a comissão técnica foca no aspecto mental e busca aumentar o moral do elenco, que, ainda que com os reservas, vem de uma goleada por 5 a 0 para o Galo. A recuperação da confiança é tratada como peça-chave no planejamento para o clássico. Em alta com Zubeldía e invicto há sete jogos, o Tricolor está em um momento totalmente oposto.
Para a comissão técnica, o ajuste fino deve ser na concentração dos atletas durante as partidas. Com um mata-mata pela frente nesta reta final, a margem de erro é próxima de zero. Por isso, os jogadores precisarão entrar em campo ligados durante os 90 minutos. Um erro pode custar caro e ser determinante para o resultado.
Na reta decisiva da temporada, o Vasco tenta dar o último sprint para tentar terminar o ano levantando a taça da Copa do Brasil e, de quebra, ganhar uma vaga na Libertadores.