Palmeiras encara Portuguesa na estreia do Paulistão com poucas mudanças e espaço para jovens
Por Agência Estado
Publicado em 10/01/2026 07:35:26O Palmeiras estreia na temporada neste sábado. Às 20h30, vai ao Canindé enfrentar a Portuguesa pela primeira rodada do Paulistão. O atual vice-campeão estadual tenta retomar a jornada de glórias depois de encerrar 2025 de maneira melancólica, sem troféus e com três vices.
O Palmeiras tem 26 taças e é o segundo maior campeão do Estadual mais importante do País. Tem menos conquistas só que o arquirrival Corinthians, de quem perdeu a final em 2025. Foi o time alvinegro que tirou a chance de a equipe alviverde conquistar o tetra de forma consecutiva, já que havia erguido o troféu em 2022, 2023 e 2024.
São poucas novidades no elenco comandado por Abel Ferreira. Chegou um atleta, o meio-campista Marlon Freitas, ex-Botafogo. Saíram o contestado zagueiro Micael e o volante argentino Aníbal Moreno. O treinador português renovou seu contrato até o fim de 2027, e o zagueiro Bruno Fuchs, que atuou emprestado pelo Atlético Mineiro ano passado, foi comprado.
A diretoria segue no mercado atrás de um zagueiro, um volante e um meia-atacante. Enquanto não consegue viabilizar novas chegadas, o plano é dar chance aos talentosos jovens formados na profícua base palmeirense. Larson, Luis Pacheco e Erick Belé são três dos nomes que subiram recentemente ao profissional e devem ganhar oportunidades nas primeiras rodadas do Paulistão.
"Espero dar conta do recado quando a oportunidade aparecer no jogo, ajudar da melhor forma possível", diz o meio-campista Larson, cujo nome é uma homenagem ao homônimo ex-jogador sueco que, entre outros clubes, defendeu o Barcelona. "Meu pai sempre gostou de futebol, então me chamo Larson e meu irmão se chama Thierry. Nossos nomes são espelhados nos ex-jogadores".
Larson teve chance de jogar a última rodada do Brasileirão de 2025, a vitória por 3 a 1 sobre o Ceará. Ganhou elogiou e é provável que comece entre os titulares o Paulistão. Ele é um dos 35 jogadores formados na base palmeirense que foram lançados à equipe profissional por Abel Ferreira.
O time ainda não contará com Felipe Anderson e Paulinho, em fase final de recuperação de suas lesões, e com Lucas Evangelista e Figueiredo. Os dois estão em transição física.
A Portuguesa teve de formar um novo elenco para 2026. Foram 11 contratações desde outubro. Todos os novos atletas foram regularizados e estão aptos para a estreia. Do elenco de 2025, 16 atletas não integram mais o grupo.
"Que a torcida possa olhar nossa equipe jogando e sinta nela uma representatividade grande, uma equipe aguerrida, que jogue futebol, mas que também consiga ter um nível de competitividade alto", disse o técnico Fábio Matias.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X PALMEIRAS
PORTUGUESA - Bruno Bertinato; João Vitor, Gustavo Henrique (Erik Botteghin), Eduardo Biazus e Salomão; Hudson, Zé Victor (Portuga) e Gabriel Pires; Renê, Matheus Cadorini e Maceió. Técnico: Fábio Matias.
PALMEIRAS - Carlos Miguel, Khellven, Gómez, Fuchs e Piquerez; Emiliano Martínez (Luis Pacheco), Larson e Andreas Pereira; Sosa (Erick Belé), Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
ÁRBITRO - Lucas Canetto Bellote.
HORÁRIO - 20h30.
LOCAL - Canindé, em São Paulo.