Palmeiras e Santos rodam seus elencos e fazem primeiro clássico paulista da temporada
Por Agência Estado
Publicado em 14/01/2026 06:42:58Palmeiras e Santos fazem nesta quarta-feira, 14, o primeiro clássico paulista da temporada. Os dois se enfrentam em duelo da segunda rodada do Paulistão ainda desfalcados de alguns de seus principais jogadores e sem profundas mudanças em seus elencos. A bola rola às 19h30 na Arena Barueri, palco de todos os primeiros jogos do time alviverde no ano enquanto o gramado do Allianz Parque está sendo trocado.
Palmeiras e Santos duelam pela 200ª vez em uma partida de Estadual. O primeiro jogo ocorreu há 110 anos, em setembro de 1916, com triunfo palestrino por 4 a 2 na antiga Chácara da Floresta (gols de Severino, duas vezes, Bertolini e Bianco). O time alviverde vai atrás da 100ª vitória sobre o rival pela competição - o retrospecto aponta 99 triunfos palmeirenses e 55 santistas, além de 45 empates.
Ambos estrearam com vitória no Paulistão sábado passado. O Santos bateu de virada o Novorizontino por 2 a 1, e o Palmeiras derrotou a Portuguesa por 1 a 0 no Canindé. São, portanto, três pontos pra cada no Paulistão, que teve a fórmula de disputa modificada - vão os oito melhores time às quartas de final, que segue em jogo único, assim como a semifinal, com mando do time de melhor campanha.
"Sabemos o que somos capazes, estamos trabalhando dia a dia para poder chegar às finais, disputar títulos. Sabemos o que podemos fazer e daremos o nosso máximo para estar sempre brigando e ganhando títulos", afirmou o jovem meia-atacante Allan, um dos destaques do Palmeiras em 2025. Ele recebeu uma oferta de quase R$ 200 milhões do Napoli, mas o clube reluta em negociá-lo neste momento.
"Clássico tratamos de uma maneira diferente, aqueles 10% a mais. É um jogo importante, são jogos à parte. Estamos aqui trabalhando a semana toda, acredito que vamos fazer um bom jogo e, se Deus quiser, sair vitoriosos", acrescentou ele.
Vitor Roque foi ausência na estreia palmeirense e é provável que esteja apto para jogar o clássico e fazer sua estreia em 2026. Flaco López, recuperado de gripe, também deve estar disponível.
Tanto Abel Ferreira como Juan Pablo Vovjoda planejam rodar seus elencos no começo desta temporada devido à pré-temporada curta. O português fez a projeção de que o grupo estará plenamente pronto em todos os aspectos - físico, tático, técnico e mental - em quatro semanas.
O treinador não pode contar com Felipe Anderson, Figueiredo, Lucas Evangelista e Paulinho, que se recuperam de lesões desde o ano passado. Ele também perdeu neste início de temporada Facundo Torres, com uma lesão muscular, e Jefté, diagnosticado com um edema muscular.
Nesse cenário, jovens têm ganhado espaço e prestígio como o meio-campista Larson com a boa apresentação diante da Portuguesa. Marlon Freitas, único reforço palmeirense até o momento, foi titular na estreia e deve ser mantido no time.
No Santos, Vovjoda deve ter à disposição o meia Gabriel Bontempo e o atacante Álvaro Barreal. O treinador também espera pela volta de Zé Rafael. Já o astro Neymar é provável que volte em fevereiro. O camisa 10 se recupera de artroscopia no joelho esquerdo. Tiquinho Soares é outra baixa.
"Sabemos que temos jogo a cada três ou quatro dias, com temperatura alta. O planejamento vai ter que ser de acordo com isso. Considero que pode ser uma parte importante rodar o time", justificou Vojvoda. De volta após sete anos, Gabigol reestreou com a camisa santista com gol e moral. Na ausência de Neymar, é ele a estrela da equipe alvinegra. "Ele tem estrela especial em jogos importantes", elogiou o técnico argentino.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X SANTOS
PALMEIRAS - Carlos Miguel; Khellven, Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Marlon Freitas e Andreas Pereira; Raphael Veiga, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.
SANTOS - Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adônis Frías, Zé Ivaldo e Escobar; Willian Arão, João Schmidt e Rollheiser; Caballero, Lautaro Díaz e Gabigol. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
ÁRBITRO - João Vitor Gobi.
HORÁRIO - 19h30.
LOCAL - Arena Barueri, em São Paulo.