Esportes

Vila Nova vence América-MG e 'dorme' vice-líder da Série B

Por Agência Estado

Publicado em 18/09/2026 22:12:53

O Vila Nova permanece em alta na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, no Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia, mostrou a pontaria mais calibrada e superou o América-MG, por 1 a 0, na abertura da 29ª rodada. O gol de André Luís deixou o time goiano momentaneamente na vice-liderança.

Com o resultado positivo, os goianos chegam a 51 pontos e embolou a briga pelo G-2, zona do acesso direto. Para seguir na segunda colocação, terá que secar o Juventude no fim de semana, diante do Sport. Os mineiros, por outro lado, estacionou nos 17 pontos ganhos e seguem afundados na vice-lanterna, com a queda sendo questão de tempo.

Os times voltam a campo, pela 30ª rodada da Série B, na próxima semana. O Vila Nova recebe o Londrina, no OBA, às 20h30 da sexta-feira (25), já o América-MG encara o Juventude, na Arena Independência, às 19h30 da segunda-feira (28).

O jogo começou com muito equilíbrio, apesar das situações opostas. Ainda assim, o Vila Nova fez valer o fator casa e saiu em vantagem no placar aos 13 minutos: após lateral cobrado na pequena área, André Luís dominou, girou e bateu forte no alto.

Mesmo jogando fora de casa, o América-MG não se acomodou e foi para cima tentando o empate, mas o poder criativo estava abaixo. Quando chegaram mais efetivamente, os mineiros pararam na trave dos goianos: após levantamento na área, Rafa Barcelos desviou e acertou o travessão, mantendo o placar inalterado.

Na volta do intervalo, Vila Nova e América-MG - que trocou ainda na etapa inicial por lesão - não promoveram novidades. Como o cenário também não mudou, os treinadores realizaram duas mexidas cada no intuito de dar um novo panorama ao confronto, este muito truncado e equilibrado.

O embate continuou bastante movimentado pelos dois lados, com os visitantes chegando perto do empate. Luca Sosa arriscou de fora da área tentando surpreender, porém Helton Leite salvou tranquilo. A resposta dos mandantes veio num chute colocado de Dodô, contudo a bola foi direto pela linha de fundo; ainda deu para Segovinha marcar, entretanto o impedimento já havia sido marcado na origem.

FICHA TÉCNICA

VILA NOVA 1 x 0 AMÉRICA-MG

VILA NOVA - Helton Leite; Hayner, Jonathan Costa, Douglas Mendes e Higor (Igor Cariús); Dudu, João Vieira (Willian Maranhão) e Marquinhos Gabriel (Dodô); Everton Galdino (Ryan), André Luís (Willian Formiga) e Janderson. Técnico: Guto Ferreira.

AMÉRICA-MG - Bruno Brígido; Fábio, Rafa Barcelos, Luca Sosa e Tobías Ostchega (Elizari); Otávio (Luidy), Felipe Amaral (Jorge Jiménez) e Júlio César (Marcelo Marçola); Paulo Victor, Willian Dubgod e Guilherme Parede (Segovinha). Técnico: Douglas Leite.

CARTÕES AMARELOS - Higor, Dodô e Willian Formiga (VLN); Paulo Victor e Willian Dubgod (AMG)

GOL - André Luís, aos 13 minutos do primeiro tempo

ÁRBITRO - Fabiano Monteiro dos Santos (SP)

PÚBLICO - 10.000 torcedores.

RENDA - R$ 239.565,00.

LOCAL - Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia (GO).

  • Mais sobre: