Mais Lidas

STJD cogita interditar Nilton Santos após confusões entre Botafogo e Flamengo

Procurador do STJD afirma que Alvinegro será enquadrado no artigo 213 e que instituição busca provas para uma possível interdição liminar do estádio

Botafogo manda suas partidas no Estádio Nilton Santos
Botafogo manda suas partidas no Estádio Nilton Santos -
Rio - O Botafogo será responsabilizado pela série de tumultos que aconteceram no clássico diante do Flamengo, na última quinta-feira, pelo Brasileirão. De acordo com Felipe Bevilacqua, procurador do STJD, o Alvinegro será enquadrado no artigo 213, que diz respeito a deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir. As multas previstas vão de R$ 100 a R$ 100 mil e até a perda de dez mandos de campo. O procurador, porém, vai além, e afirma que o Estádio Nilton Santos pode ser interditado.

"O Botafogo vai ser enquadrado no artigo 213 e a procuradoria está avaliando a possibilidade de uma interdição liminar no Estádio Nilton Santos. Primeiro, estamos levantando efetivamente tudo o que ocorreu lá dentro, porque parece que houve, inclusive, uma invasão ao setor de imprensa, mas isso tudo ainda é matéria que não temos prova concreta. Tirando as imagens, outras questões acessórias, como invasão de camarotes, nós ainda não temos nada capaz de veicular uma punição. Tendo um levantamento em cima de uma prova, vamos avaliar um fundamentamento razoável de interdição", afirmou, ao "LANCE!".
Não há risco, contudo, que a partida entre Botafogo e Avaí, marcada para a próxima segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, mude de lugar. De acordo com Felipe, a procuradoria do STJD ainda não possui nenhuma prova que possa interditar, de fato, a arena.

"Dificilmente teria tempo hábil para mudar a partida de lugar porque você também cria uma situação que gera mais dano para a competição. Até porque o problema do jogo contra o Flamengo dificilmente aconteceria com outro participante, essa é a grande verdade. Mas não podemos deixar de avaliar a segurança que foi feita no dia do jogo e nos locais reservados. Para segunda-feira eu acho difícil, porque não há nenhuma prova. Ainda que tivesse algo, seria difícil. Sem nada, fica impossível", analisou.
O clássico também ficou marcado por invasões de flamenguistas aos setores destinados à torcida do Botafogo - de acordo com o Bepe, 70 rubro-negros foram detidos antes e durante o jogo. Felipe Bevilacqua explicou que o clube da Gávea também pode ser punido, mas que a culpa, em um primeiro momento, é maior do Botafogo.

"Existir, existe, mas tem que avaliar com cuidado essa parte tendo em vista que, primeiro, não é uma situação que está provada; segundo, tem que saber se esses torcedores foram unicamente para curtir por conta de uma represália ou de pouca quantidade de ingressos da torcida adversária ou se foram para criar tumulto; e terceiro, o fato da pessoa ser flamenguista e estar assistindo a um jogo não justifica que ele tenha que ser agredido ou morto. Pode haver responsabilidade do Flamengo, mas estritamente desproporcional à que houve para a torcida do Botafogo", finalizou.