Mais Lidas

Livro revela um Flamengo muito além do futebol

'Seja no Mar, Seja na Terra - 125 anos de histórias', que será lançado nesta quinta-feira, traz momentos marcantes do clube fora das quatro linhas

"Seja no Mar, Seja na Terra - 125 anos de histórias" é o 18º livro de Roberto Assaf
"Seja no Mar, Seja na Terra - 125 anos de histórias" é o 18º livro de Roberto Assaf -

Um Flamengo que vai muito além do futebol e que mostra a sua origem, a sua formação e sua importância na atualidade como maior fenômeno popular do Brasil. Não se trata de ficção. Muito pelo contrário. Em “Seja no Mar, Seja na Terra – 125 anos de histórias”, o jornalista e escritor Roberto Assaf, em seu 18º livro, esmiúça a identidade do clube mais querido do país e relata, em episódios devidamente documentados, que o Rubro-Negro vai muito além dos acontecimentos dentro de campo.

O objetivo da obra, cujo lançamento será nesta quinta-feira, às 18h, no restaurante Paz e Amor (Rua Garcia D’Ávila, 173, em Ipanema) é mostrar o Flamengo no contexto de grandes transformações econômicas, sociais, políticas e culturais do Rio de Janeiro e do Brasil desde a fundação do clube, em 1895. E como estes fatos transformaram o clube na peça de resistência de milhões de brasileiros.

“Seja no Mar, Seja na Terra” imerge de um mergulho profundo e desbravador em jornais e revistas centenárias, por meio dos quais foi possível o resgate de acontecimentos que o próprio clube ignora. Há a descoberta de desconhecidos ilustres, a revelação de lugares esquecidos e o esclarecimento de pontos

nebulosos, reparando equívocos consagrados.

O livro traz ainda a relação detalhada de todos os presidentes do clube, com suas biografias e atividades tanto no esporte como na vida profissional – informação jamais editada em tempo algum, e que o próprio clube não possui em seus arquivos. “Seja no Mar, Seja na Terra” é um trabalho de fôlego.