Mais Lidas

Ó, Pai! 'Inri da Nação' abençoa estreia de Jesus diante da torcida do Flamengo

Torcedor rubro-negro vai aos jogos do time vestido como um profeta do Antigo Testamento

Matéria com
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. -
Rio - Ao raiar do dia, um homem de cabelos longos, vestido numa batina branca e enrolado num grande crucifixo tomará o trem. Neste domingo (14) é dia de culto, e Emilson Fonseca Júnior se juntará a milhares de outras pessoas para louvar Jesus. O templo é o Maracanã, onde o técnico Jorge Jesus comanda o Flamengo diante do Goiás, às 11h, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a estreia do português à frente dos fiéis rubro-negros.
O jogo promete ser uma grande celebração: até ontem, mais de 55 mil ingressos haviam sido vendidos. Emilson será um deles. Vestido como um profeta do Antigo Testamento, o 'Inri Rubro-Negro' é presença frequente no Maracanã. "Vi uma novela onde Moisés vestia uma espécie de manto vermelho. Achei bacana pra caramba e resolvi imitar, mas nas cores do Flamengo. Passei a frequentar o Maraca assim e a galera se amarrou", conta o morador de Barra do Piraí (Sul do estado), que vai acordar antes das 5h para estar presente na partida. 
"A estrada é longa, mas sempre vale à pena. Pego um ônibus até Paracambi, depois um trem até o Maracanã. Quando o jogo é à noite e não tem condução, às vezes passo a madrugada na praia. Tudo pelo Mengão, ó Pai!", diz, em tom celestial, o rubro-negro, parado por crianças e adulto para bater uma foto. Quando é chamado de 'Jesus do Mengão', ele corrige. "Sou Inri. Jesus é forte demais".
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. - Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Fama de Jesus na cidade
Depois de quase um mês treinando o time, durante a parada da Copa América, Jorge Jesus estreou oficialmente na quarta-feira, empate em 1 a 1 contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil. Para Inri, o time mostrou melhora e o treinador teve seus méritos. Mas hoje, diante da torcida, é dia de arrebatamento com grande vitória.
"Quarta-feira já foi bom, mas hoje a torcida vai empurrar o time rumo a uma goleada. Principalmente com minha 'bênção': sempre direciono o crucifixo para o lado em que o Flamengo ataca. Enquanto isso, olho para o Cristo Redentor e fico conversando com ele".
A fama de Emilson como o 'Inri Rubro-Negro' não está restrita ao entorno do Maracanã. O torcedor conta que chegou a evitar uma 'dura' da polícia. Um milagre. "Um dia estava andando à noite num local perigoso da minha cidade. A viatura parou para me revistar, mas me reconheceram. Disseram 'tá tranquilo, Jesus' e seguiram". 
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. Estefan Radovicz
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. Estefan Radovicz / Agencia O Dia
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. Estefan Radovicz
Matéria com"Inri Cristo" do Flamengo, Emilson Fonseca Júnior. Fotos feitas no Maracanã. Estefan Radovicz / Agencia O Dia