Às vésperas do Brasil receber a COP30, conferência global sobre questões climáticas que vai acontecer em Belém a partir de 10 de novembro, 10 clubes brasileiros assinaram e lançaram um manifesto do “futebol pelo Planeta”. O manifesto foi lançado nesta terça-feira (4), em evento realizado no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense.
Em parceria com o Terra FC, campanha de mobilização climática que usa o futebol para abordar questões climáticas, clubes como Fluminense, Grêmio e Santos assinaram o documento que faz um apelo para lideranças globais protegerem o planeta e o meio ambiente. Além dos clubes brasileiros, o River Plate, da Argentina, também endossou o documento.
Em resumo, o manifesto faz uma série de sugestões para autoridades globais para combaterem as mudanças climáticas. O documento, inclusive, será apresentado na COP30, em Belém.
“Financiem a transição para um futuro sustentável e justo, especialmente para as comunidades mais vulneráveis. (…) Cartão vermelho para grandes poluidores: o jogo precisa ser justo e as faltas, marcadas”, diz um trecho do manifesto.
O manifesto foi lançado em um evento que contou com a presença de ex-jogadores, como Edmilson, pentacampeão do mundo com a seleção brasileira, Aldair, tetracampeão, Washington e Grafite, além dos técnicos Renê Simões e Owsaldo de Oliveira. Além deles, o evento também contou com a participação do prefeito de Londres, Sadiq Khan, e de seu vice, Mete Coban, da diretora de programa da Presidência da COP30, Alice Amorim. Representantes de movimentos sociais e dos próprios clubes que assinaram o documento também estavam presentes
Clubes que assinaram o manifesto
- Fluminense
- Grêmio
- Remo
- Santos
- River Plate (ARG)
- Vila Nova-GO
Com o lançamento do manifesto, a ideia do Terra FC é coletar assinaturas de mais clubes, jogadores, ex-jogadores e autoridades no documento.
Confira o manifesto assinado pelos clubes
Manifesto do Futebol pelo Planeta: o jogo das nossas vidas
Estamos unidos por um só objetivo: proteger o jogo que a gente ama.
Nossos gramados estão sob risco de inundações. Nossas jogadoras e jogadores sofrem com o calor extremo. O futuro do nosso jogo está ameaçado.
Por isso, na contagem regressiva para a COP30, pedimos que as lideranças mundiais entrem em campo pelo planeta.
Esta é a partida mais decisiva que já jogamos: se vencermos, a bola continua rolando.
Um apelo às lideranças mundiais:
É hora de um plano de jogo para proteger nosso planeta e salvar o futebol.
– Toquem a bola para o futuro: Financiem a transição para um futuro sustentável e justo, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.
– Protejam nossos campos: Defendam nossas florestas, nossa biodiversidade e os povos que são os guardiões delas.
– Façam a substituição: Acelerem a transição para um mundo com energia limpa e renovável.
– Cada gol contra a fome é um gol pela vida: Apoiem a agricultura sustentável para que todo mundo tenha comida no prato.
– Cartão vermelho para grandes poluidores: o jogo precisa ser justo e as faltas, marcadas.
– Espírito de time: integrem todos em campo, empresas, cidades, pessoas e ações regionais. Ninguém dribla sozinho.
Nosso compromisso: jogamos juntos pelo planeta
Nós – torcidas, jogadores e jogadoras, clubes e todo mundo que respira futebol – nos comprometemos a deixar as rivalidades de lado e a nos unirmos em um único time para defender nosso planeta.
Também nos comprometemos a organizar nosso esporte de forma mais sustentável e a usar a força do futebol, dos gramados às redes sociais, para construir um futuro onde a vitória é possível.
O futebol é a nossa paixão, a nossa força. Vamos usá-la para garantir que o jogo tenha futuro.
Sem planeta, sem futebol.
Venha conosco para a maior partida das nossas vidas.
Juntos e juntas, a gente vence.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

