Jogada10

Endrick, Estêvão e Rayan: Seedorf alerta para riscos de ida precoce à Europa

Por Jogada10

Publicado em 03/02/2026 12:35:33
Endrick, Estêvão e Rayan: Seedorf alerta para riscos de ida precoce à Europa

Clarence Seedorf afirmou que observa com ressalvas a ida cada vez mais precoce de promessas brasileiras para o futebol europeu. Como exemplos, o ex-jogador citou as trajetórias de joias como Endrick, Estêvão e Rayan, que deixaram o país ainda em fase inicial da carreira profissional.

A declaração ocorreu durante o evento de lançamento da Copa do Mundo de Lendas, em Copacabana, no Rio. Questionado, Seedorf explicou por que considera que parte desses atletas ainda precisa de mais tempo de desenvolvimento no Brasil.

“Minha visão é que alguns estão prontos para ir, mas a maioria ainda precisa amadurecer antes de partir. Eu acho que o Brasileirão cresceu muito de nível, então não é necessário deixar o país se for para ficar no banco ou em um clube de segundo escalão da Europa. Claro que os clubes europeus não pensam desta forma, eles querem investir nos jogadores mais jovens”, declarou.

Seedorf alerta para os riscos

O ex-meia ressaltou que a decisão pela transferência geralmente envolve fatores pessoais, mas destacou riscos quando a saída ocorre sem consolidação esportiva prévia.

“Uma escolha muito pessoal, mas geralmente é bom amadurecer um pouco mais no seu próprio país… Se afirmar em alto nível, onde você conhece a todos. É claro que alguns casos funcionam, mas outros não. Depois acaba ficando mais difícil para encontrar um caminho para o sucesso”, completou em entrevista ao Lance!.

Endrick, Estêvão e Rayan

Exemplo mais recente, Rayan deixou o Vasco nesta janela de transferências após temporada de destaque em 2025. O jogador inclusive já estreou pelo AFC Bournemouth, da Inglaterra, na Premier League. O jovem assinou um contrato de cinco anos e meio com os ingleses.

Já Estêvão tem se firmado no Chelsea desde que deixou o Palmeiras, logo após completar 18 anos. Embora esteja afastado dos compromissos por questões pessoais, a joia tem ganhado destaque nos Blues.

Endrick, por sua vez, teve um caminho mais complicado até ser emprestado pelo Real Madrid ao Lyon. Emprestado, o brasileiro vive um início meteórico no futebol francês.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  Twitter, Instagram e Facebook.

  • Mais sobre: