Mais Lidas

Há 21 anos, Vasco conquistava a Libertadores; veja a campanha histórica

Cruzmaltino venceu o torneio mais importante da América do Sul em 1998, ano do centenário do clube

Vasco campeão da Libertadores 1998
Vasco campeão da Libertadores 1998 -
Rio - Dia 26 de agosto, uma data que o torcedor do Vasco jamais esquecerá. Há exatos 21 anos, o Time da Colina conquistava Libertadores da América pela primeira vez em sua história, justamente no ano do centenário do clube. Coroando a grande campanha, o Cruzmaltino bateu o Barcelona de Guayaquil na grande final e se consagrou campeão da competição sul-americana mais importante do continente.
Apesar de ter um elenco recheado de estrelas, o Vasco não teve caminho fácil. Nas oitavas de final, enfrentou o Cruzeiro, que era o atual campeão da Libertadores. Aproveitando o fator casa, o Cruzmaltino levou a melhor no jogo de ida em São Januário e venceu por 2 a 1, gols de Luizão e Donizete. Na partida decisiva, no Mineirão, o Gigante da Colina segurou o empate sem gols e avançou à próxima fase do torneio.
Nas quartas de final, o Vasco enfrentou o Grêmio de Ronaldinho Gaúcho, que na época ainda era conhecido como Ronaldo. Porém, o cara desse confronto foi o meia cruzmaltino Pedrinho. Em Porto Alegre, o camisa 16 fez grande jogada individual e abriu o placar para equipe carioca. Em seguida, Guilherme conseguiu o empate e levou a decisão para o jogo de volta.
No jogo de volta, disputado no Rio de Janeiro, Pedrinho voltou a ser decisivo. O meia canhoto aproveitou o cruzamento de Luizão e conseguiu um toque de bico para mandar a bola para o fundo das redes. Com a classificação, o Vasco encarou o River Plate, da Argentina, na semifinal da Libertadores.
Mais uma vez aproveitando o fator casa, o Vasco venceu o River em São Januário por 1 a 0, gol de Donizete. Na partida de volta, o atual técnico da equipe, Marcelo Gallardo, cobrou uma falta na cabeça de Sorín, que testou firme para abrir o placar para os Argentinos. Aos 36 minutos do segundo tempo, Juninho fez um gol de falta simplesmente monumental, classificando o Cruzmaltino para a final da Libertadores.
O primeiro jogo da decisão contra o Barcelona de Guayaquil foi na Colina Histórica. Aos sete minutos, Donizete emendou um chute de fora da área no ângulo para abrir o placar para o Vasco. Ainda no primeiro tempo, Mauro Galvão encontrou Luizão, que conseguiu girar e bateu firme para o fundo das redes.
Em Guayaquil, o Vasco sobrou. Assim como no jogo de ida, o Cruzmaltino abriu 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Luizão e Donizete mais uma vez, dando um balde de água fria nos equatorianos. Na segunda etapa, o Gigante da Colina administrou a vantagem para selar o título da Libertadores de 1998, o maior da história do clube.
*Estagiário, sob a supervisão de Lucas Felbinger.